sicnot

Perfil

Mundo

17 pessoas detidas por envolvimento no atentado terrorista em Istambul

As autoridades turcas acusaram e prenderam hoje 17 suspeitos, alegadamente por ligações a um "grupo terrorista armado".

As autoridades turcas detiveram 17 suspeitos, 11 de nacionalidade russa e seis turcos, por envolvimento no ataque terrrorista ao aeroporto de Istambul, segundo foi divulgado hoje pela agência noticiosa turca Dogan.

Alegadamente, os suspeitos estarão ligados a um "grupo terrorista armado".

No total, cerca de 30 pessoas foram acusadas de estarem envolvidas no triplo atentado suicida de 28 de junho no aeroporto Ataturk, que matou 45 pessoas.

Já no domingo, foram presas outras 13 pessoas pelo mesmo motivo, nomeadamente dois cidadãos do Quirguistão, detidos por suspeitas de ligação ao Estado Islâmico.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, garantiu esta segunda-feira que a segurança estava a ser assegurada em locais onde estava fragilizada, como estações de metro.O aeroporto, onde teve lugar este último atentado, está a ser patrulhado por 80 militares das forças especiais.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas a Turquia aponta que se trate de um ato do Estado Islâmico.

Os bombistas suicidas foram identificados como provenientes da Rússia, do Uzbequistão e Quirguistão.

Com Lusa

  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

    Em atualização

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29