sicnot

Perfil

Mundo

17 pessoas detidas por envolvimento no atentado terrorista em Istambul

As autoridades turcas acusaram e prenderam hoje 17 suspeitos, alegadamente por ligações a um "grupo terrorista armado".

As autoridades turcas detiveram 17 suspeitos, 11 de nacionalidade russa e seis turcos, por envolvimento no ataque terrrorista ao aeroporto de Istambul, segundo foi divulgado hoje pela agência noticiosa turca Dogan.

Alegadamente, os suspeitos estarão ligados a um "grupo terrorista armado".

No total, cerca de 30 pessoas foram acusadas de estarem envolvidas no triplo atentado suicida de 28 de junho no aeroporto Ataturk, que matou 45 pessoas.

Já no domingo, foram presas outras 13 pessoas pelo mesmo motivo, nomeadamente dois cidadãos do Quirguistão, detidos por suspeitas de ligação ao Estado Islâmico.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, garantiu esta segunda-feira que a segurança estava a ser assegurada em locais onde estava fragilizada, como estações de metro.O aeroporto, onde teve lugar este último atentado, está a ser patrulhado por 80 militares das forças especiais.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas a Turquia aponta que se trate de um ato do Estado Islâmico.

Os bombistas suicidas foram identificados como provenientes da Rússia, do Uzbequistão e Quirguistão.

Com Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..