sicnot

Perfil

Mundo

Estudo conclui que extinção dos dinossauros deveu-se a alterações climáticas

A extinção dos dinossauros deveu-se também a milénios de alterações climáticas e não apenas por causa da colisão de um meteoro, refere um estudo hoje divulgado.

© Charles Platiau / Reuters

O estudo, publicado na revista científica Nature Communications, indica que o desaparecimento foi provocado por dois períodos de aquecimento global: um que aconteceu com a erupção do vulcão de Deccan Traps, território que faz parte da Índia, e o segundo provocado pelo incidente astronómico.

O impacto que aconteceu há mais de 66 milhões de anos e que deixou uma cratera com 180 quilómetros de diâmetro em Chicxulub, no México, terá sido responsável apenas por uma segunda onda de extinção dos dinossauros, sendo que das 24 espécies, dez já tinham sido extintas antes da colisão.

A equipa descobriu que a temperatura dos oceanos terá subido 7,8 graus Celsius depois da erupção do vulcão de Deccan Traps, uma erupção com várias fases, que durou dezenas de milhares de anos.

Mais uma subida de 1,1 graus aconteceu passados 150 mil anos, na altura do impacto.

Os dois desastres terão lançado grandes nuvens de poeira e cinzas, bloqueando a passagem da luz solar.

"Consideramos que a extinção em massa no fim do Cretáceo foi causada por uma combinação de vulcanismo e impactos do meteorito, que causaram, na teoria, um 'one-two-punch'" disse a coautora Sierra Petersen, da Universidade de Michigan.

A subida da temperatura antes do impacto "pode ter aumentado o stress do ecossistema, tornando-o mais vulnerável ao colapso", concluíram os cientistas.

A equipa analisou 29 fósseis daquele período, que permitiram compreender as alterações climáticas ao longo de 3,5 milhões de anos.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.