sicnot

Perfil

Mundo

Hungria anuncia referendo sobre relocalização de refugiados na UE

No dia 2 de outubro, os húngaros serão chamados a responder à pergunta: "Querem que a União Europeia decrete uma relocalização obrigatória de cidadãos não-húngaros sem a aprovação do parlamento húngaro?".

© John Schults / Reuters

A Hungria vai realizar, no dia 2 de outubro, um referendo sobre o plano de relocalização dos migrantes entre os Estados-membros da UE, anunciou hoje a presidência húngara, em declaração oficial do presidente Janos Ader.

Pretende-se que os cidadãos húngaros decidam se o parlamento terá, ou não, poder de aprovação sobre o decreto da União Europeia, que prevê a relocalização de 160 mil refugiados nos Estados-membros, que estão neste momento na Grécia e em Itália e que serão distribuídos pelos países europeus aceitem receber migrantes.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, opõe-se à aplicação do plano da UE, justificando com a presença de terroristas entre os refugiados. O Governo de Budapeste tinha já anunciado, no início deste ano, que pretendia referendar esta mesma questão.

Os húngaros vão ser chamados a responder à seguinte pergunta: "Querem que a União Europeia decrete uma relocalização obrigatória de cidadãos não-húngaros na Hungria sem a aprovação do parlamento húngaro?".

Com Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47