sicnot

Perfil

Mundo

Urso anda como os humanos

Urso anda como os humanos

Uma veterinária de Laos publicou um vídeo de um urso que caminha como os humanos, em duas patas. O animal foi resgatado por um grupo de ativistas da Animal Asia. Foi mantido em cativeiro numa quinta em Laos para a extração de bílis.

A bílis dos ursos é usada pela medicina tradicional chinesa para combater problemas no fígado, infeções nos olhos, febre e outros sintomas
A sua eficácia é, todavia contestada.

Os animais são presos em jaulas minúsculas suspensas. Mal se conseguem mexer e o chão, também de grades, provoca ferimentos nos pés dos animais. São mal alimentados e vivem com um tubo ligado à vesícula.

Eliza Jinata é veterinária e explica que o urso se encontrava desnutrido. Está agora a recuperar num santuário no Vietname.

  • Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro
    1:04

    Mundo

    O protagonista desta história com final feliz, chama-se Tuffy. Um urso que durante anos foi mantido em cativeiro para a extração da bílis. A medicina tradicional chinesa usa-a para combater problemas no fígado, infecções nos olhos, febre e outros sintomas, embora sua eficácia seja contestada.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".