sicnot

Perfil

Mundo

Urso anda como os humanos

Urso anda como os humanos

Uma veterinária de Laos publicou um vídeo de um urso que caminha como os humanos, em duas patas. O animal foi resgatado por um grupo de ativistas da Animal Asia. Foi mantido em cativeiro numa quinta em Laos para a extração de bílis.

A bílis dos ursos é usada pela medicina tradicional chinesa para combater problemas no fígado, infeções nos olhos, febre e outros sintomas
A sua eficácia é, todavia contestada.

Os animais são presos em jaulas minúsculas suspensas. Mal se conseguem mexer e o chão, também de grades, provoca ferimentos nos pés dos animais. São mal alimentados e vivem com um tubo ligado à vesícula.

Eliza Jinata é veterinária e explica que o urso se encontrava desnutrido. Está agora a recuperar num santuário no Vietname.

  • Urso resgatado dá mergulhos de alegria após anos de cativeiro
    1:04

    Mundo

    O protagonista desta história com final feliz, chama-se Tuffy. Um urso que durante anos foi mantido em cativeiro para a extração da bílis. A medicina tradicional chinesa usa-a para combater problemas no fígado, infecções nos olhos, febre e outros sintomas, embora sua eficácia seja contestada.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.