sicnot

Perfil

Mundo

Capacetes azuis que morreram no Mali eram de nacionalidade holandesa

Os dois "capacetes azuis" da Missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) que hoje morreram numa explosão acidental em Kidal, no norte do país, eram de nacionalidade holandesa, informou a ONU.

(Arquivo)

(Arquivo)

Reuters

O incidente ocorreu depois da detonação acidental de um morteiro durante manobras num campo de tiro em Kidal, explicou, em comunicado, a Minusma, que anunciou a abertura de uma investigação ao ocorrido.

No comunicado, a missão informa que um outro "capacete azul", de nacional holandesa, ficou ferido com gravidade e foi transferido para o hospital militar de Kidal.

A Minusma tem 9.300 efetivos destacados no Mali, principalmente no norte e este, na chamada Franja de Azawad, onde grupos extremistas isolados atacam com frequência as forças armadas do país, a missão da ONU e outros grupos rivais.

A ONU prolongou, recentemente, por mais um ano, as operações da Minusma no norte do Mali, onde realiza uma das missões mais perigosas do mundo.

Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.