sicnot

Perfil

Mundo

Líder norte-coreano Kim Jong-Un na lista negra dos EUA

Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções financeiras contra o líder norte-coreano Kim Jong-Un e a outros dez altos responsáveis da Coreia do Norte por violações dos direitos humanos.

© Damir Sagolj / Reuters

Pela primeira vez, Kim Jong-Un foi colocado na lista negra das Finanças norte-americanas após a publicação de um relatório do Departamento de Estado sobre "graves abusos dos direitos humanos na Coreia do Norte", indicou o ministério das Finanças em comunicado.

Os seus eventuais bens no território norte-americano, e dos restantes altos responsáveis abrangidos, foram congelados.

"Sob Kim Jong-Un, a Coreia do Norte continua a infligir uma crueldade e uma dureza intoleráveis sobre milhões de pessoas, incluindo execuções extrajudiciais, trabalho forçado e tortura", afirmou Adam Szubin, subsecretário de Estado das Finanças responsável pela luta contra o terrorismo.

Entre os dez responsáveis designados, as sanções atingem designadamente o ministro da Segurança, Choe Pu Il, o seu conselheiro, Ri Song Chol, e o diretor do gabinete do ministério da Segurança de Estado, Kang Song Nam.

Cinco entidades, incluindo o ministério da Organização responsável pela censura, também foram acrescentados à lista negra norte-americana.

A Coreia do Norte já está submetida a diversas sanções internacionais, em particular norte-americanas, pelos seus programas nuclear e balístico.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano