sicnot

Perfil

Mundo

Messi condenado a 21 meses de prisão

Lionel Messi e o pai foram hoje condenados a 21 meses de prisão, em Barcelona, por fuga ao fisco. Mas a pena ficará suspensa.

Messi foi ouvido em junho pelo tribunal

Messi foi ouvido em junho pelo tribunal

© POOL New / Reuters

Lionel e Jorge Messi deverão escapar à prisão já que, em Espanha, as penas inferiores a dois anos não são habitualmente cumpridas.

Ambos foram considerados culpados de três crimes de fraude fiscal entre 2007 e 2009. Em causa estão os impostos relacionados com os direitos de imagem, onde foi comprovado que o jogador e o pai defraudaram o fisco espanhol em 4,1 milhões de euros.

O tribunal determinou ainda que o avançado argentino do Barcelona pague uma multa de 2 milhões de euros. Ao pai foi aplicada também uma multa, no valor de 1,5 milhões.

EM ATUALIZAÇÃO

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC