sicnot

Perfil

Mundo

Uma imagem que não vale o que publicita

Na campanha de promoção do novo smartphone P9, a Huawei fez com que parecesse que a fotografia acima tinha sido tirada com o aparelho. Não foi.

Fotografia publicada nas redes sociais entretanto retirada.

Fotografia publicada nas redes sociais entretanto retirada.

Dados EXIF

Dados EXIF

Huawei p9

Huawei p9

Uma das características mais publicitadas do Huawei P9 é o sistema de duas objetivas. Ao publicar a fotografia nas redes sociais, a Huawei escreveu na legenda: "o sistema de dupla câmara Leica do #HuaweiP9 torna um prazer tirar fotografias com pouca luz".

A fotografia que serve de exemplo não foi tirada "com pouca luz", nem sequer com o aparelho em causa.

Os dados EXIF (Exchangeable image file format, dados gerados automaticamente pela maioria das máquinas fotográficas) mostram que a fotografia foi tirada por uma Canon EOS 5D Mark III com uma lente de 70-200mm F/2.8. Um equipamento que custa por volta de 4 mil euros. Este smartphone da Huawei custa cerca de 500 euros.

Em comunicado, a empresa chinesa pediu desculpa: "A foto, que foi tirada profissionalmente durante as filmagens do anúncio do Huawei P9, foi partilhada para inspirar a nossa comunidade. Reconhecemos no entanto que devíamos ter sido mais claros na legenda da imagem. Nunca foi nossa intenção enganar. Pedimos desculpa por isso e removemos a imagem".

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".