sicnot

Perfil

Mundo

Uma imagem que não vale o que publicita

Na campanha de promoção do novo smartphone P9, a Huawei fez com que parecesse que a fotografia acima tinha sido tirada com o aparelho. Não foi.

Fotografia publicada nas redes sociais entretanto retirada.

Fotografia publicada nas redes sociais entretanto retirada.

Dados EXIF

Dados EXIF

Huawei p9

Huawei p9

Uma das características mais publicitadas do Huawei P9 é o sistema de duas objetivas. Ao publicar a fotografia nas redes sociais, a Huawei escreveu na legenda: "o sistema de dupla câmara Leica do #HuaweiP9 torna um prazer tirar fotografias com pouca luz".

A fotografia que serve de exemplo não foi tirada "com pouca luz", nem sequer com o aparelho em causa.

Os dados EXIF (Exchangeable image file format, dados gerados automaticamente pela maioria das máquinas fotográficas) mostram que a fotografia foi tirada por uma Canon EOS 5D Mark III com uma lente de 70-200mm F/2.8. Um equipamento que custa por volta de 4 mil euros. Este smartphone da Huawei custa cerca de 500 euros.

Em comunicado, a empresa chinesa pediu desculpa: "A foto, que foi tirada profissionalmente durante as filmagens do anúncio do Huawei P9, foi partilhada para inspirar a nossa comunidade. Reconhecemos no entanto que devíamos ter sido mais claros na legenda da imagem. Nunca foi nossa intenção enganar. Pedimos desculpa por isso e removemos a imagem".

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.