sicnot

Perfil

Mundo

Uma imagem que não vale o que publicita

Na campanha de promoção do novo smartphone P9, a Huawei fez com que parecesse que a fotografia acima tinha sido tirada com o aparelho. Não foi.

Fotografia publicada nas redes sociais entretanto retirada.

Fotografia publicada nas redes sociais entretanto retirada.

Dados EXIF

Dados EXIF

Huawei p9

Huawei p9

Uma das características mais publicitadas do Huawei P9 é o sistema de duas objetivas. Ao publicar a fotografia nas redes sociais, a Huawei escreveu na legenda: "o sistema de dupla câmara Leica do #HuaweiP9 torna um prazer tirar fotografias com pouca luz".

A fotografia que serve de exemplo não foi tirada "com pouca luz", nem sequer com o aparelho em causa.

Os dados EXIF (Exchangeable image file format, dados gerados automaticamente pela maioria das máquinas fotográficas) mostram que a fotografia foi tirada por uma Canon EOS 5D Mark III com uma lente de 70-200mm F/2.8. Um equipamento que custa por volta de 4 mil euros. Este smartphone da Huawei custa cerca de 500 euros.

Em comunicado, a empresa chinesa pediu desculpa: "A foto, que foi tirada profissionalmente durante as filmagens do anúncio do Huawei P9, foi partilhada para inspirar a nossa comunidade. Reconhecemos no entanto que devíamos ter sido mais claros na legenda da imagem. Nunca foi nossa intenção enganar. Pedimos desculpa por isso e removemos a imagem".

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC