sicnot

Perfil

Mundo

ONU pede aos EUA para investigar mortes de cidadãos negros pela polícia

A ONU pediu hoje aos Estados Unidos que investigue as últimas mortes de cidadãos negros às mãos da polícia.

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

O pedido foi apresentado pelo porta-voz da organização, Stéphane Dujarric, em resposta a um pedido de comentário às mortes de Philando Castile, na quarta-feira, em Falcon Heights, no Estado de Minnesota, e de Alton Sterling, na terça-feira, em Baton Rouge, no Estado de Luisiana.

As mortes, ambas filmadas, provocaram protestos populares e a denúncia de violência policial contra afro-americanos e outras minorias.

Dujarric afirmou que os vídeos são "extremamente inquietantes" e que a ONU espera que ambos os casos sejam "cuidadosamente investigados para descobrir o que aconteceu e determinar a existência de qualquer padrão"

Lusa

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e onde o levantamento de prejuízos materiais ainda não está concluído.

  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.