sicnot

Perfil

Mundo

Seul acusa Coreia do Norte de lançar míssil a partir de submarino

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico a partir de um submarino (SLBM) ao largo da costa leste (mar do Japão), segundo fontes da Defesa de Seul citadas pela agência de notícias Yonhap.

© KCNA KCNA / Reuters

O lançamento foi realizado por volta das 11:30 hora local (03:30 em Lisboa) nas águas da costa sudeste da cidade portuária norte-coreana de Sinpo, segundo o exército da Coreia do Sul.

O alegado disparo de míssil ocorre depois de esta semana os Estados Unidos terem imposto sanções ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, e a outros dirigentes do regime por violações dos direitos humanos, o que Pyongyang qualificou como uma "declaração de guerra".

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

Lusa

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20