sicnot

Perfil

Mundo

Seul acusa Coreia do Norte de lançar míssil a partir de submarino

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico a partir de um submarino (SLBM) ao largo da costa leste (mar do Japão), segundo fontes da Defesa de Seul citadas pela agência de notícias Yonhap.

© KCNA KCNA / Reuters

O lançamento foi realizado por volta das 11:30 hora local (03:30 em Lisboa) nas águas da costa sudeste da cidade portuária norte-coreana de Sinpo, segundo o exército da Coreia do Sul.

O alegado disparo de míssil ocorre depois de esta semana os Estados Unidos terem imposto sanções ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, e a outros dirigentes do regime por violações dos direitos humanos, o que Pyongyang qualificou como uma "declaração de guerra".

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.