sicnot

Perfil

Mundo

Soyuz MS-01 acoplou-se com êxito à Estação Espacial Internacional

Soyuz MS-01 acoplou-se com êxito à Estação Espacial Internacional

- A nave tripulada russa Soyuz MS-01, a primeira da sua geração, realizou hoje com êxito a acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

"A acoplagem foi realizada às 07:06 de Moscovo (05:06 em Lisboa)", disse o locutor do Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia citado pelas agências russas.

O russo Anatoli Ivanishin, o japonês Takutya Onishi e a norte-americana Kathleen Rubins chegaram ao seu destino após três dias de voo em que testaram os novos sistemas da nave.

A manobra de acoplagem, foi executada através de um novo sistema de navegação "Kurs", dotado de câmaras de televisão digital que permitiram aos técnicos do Centro de Controlo em terra ver o encaixe.

A MS apresenta várias inovações em relação aos modelos de comunicação, propulsão, navegação e televisão que, segundo declarou Ivanishin na véspera da descolagem, "tornam a nave mais inteligente e mais segura".

Os astronautas recém-chegados foram recebidos pelos russos Alexéi Ovchinin e Oleg Skripochka, e pelo norte-americnao Jeffrey Williams, que se encuentram na plataforma desde março pasado.

A missão de Ivanishin e dos seus companheiros da Soyuz MS-01, a bordo da ISS, terá a duração de 115 dias, durante os quais terão de executar um programa de tarefas que inclui trabalhos de manutenção da plataformarabalhos de manutenção da plataforma e 39 experiências em diversos âmbitos científicos.
e 39 experiências em diversos âmbitos científicos.

A ISS, um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares em que participam 16 países, é atualmente integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27.000 quilómetros por hora à distância de 400 quilómetros do planeta Terra.

Com Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.