sicnot

Perfil

Mundo

Soyuz MS-01 acoplou-se com êxito à Estação Espacial Internacional

Soyuz MS-01 acoplou-se com êxito à Estação Espacial Internacional

- A nave tripulada russa Soyuz MS-01, a primeira da sua geração, realizou hoje com êxito a acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

"A acoplagem foi realizada às 07:06 de Moscovo (05:06 em Lisboa)", disse o locutor do Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia citado pelas agências russas.

O russo Anatoli Ivanishin, o japonês Takutya Onishi e a norte-americana Kathleen Rubins chegaram ao seu destino após três dias de voo em que testaram os novos sistemas da nave.

A manobra de acoplagem, foi executada através de um novo sistema de navegação "Kurs", dotado de câmaras de televisão digital que permitiram aos técnicos do Centro de Controlo em terra ver o encaixe.

A MS apresenta várias inovações em relação aos modelos de comunicação, propulsão, navegação e televisão que, segundo declarou Ivanishin na véspera da descolagem, "tornam a nave mais inteligente e mais segura".

Os astronautas recém-chegados foram recebidos pelos russos Alexéi Ovchinin e Oleg Skripochka, e pelo norte-americnao Jeffrey Williams, que se encuentram na plataforma desde março pasado.

A missão de Ivanishin e dos seus companheiros da Soyuz MS-01, a bordo da ISS, terá a duração de 115 dias, durante os quais terão de executar um programa de tarefas que inclui trabalhos de manutenção da plataformarabalhos de manutenção da plataforma e 39 experiências em diversos âmbitos científicos.
e 39 experiências em diversos âmbitos científicos.

A ISS, um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares em que participam 16 países, é atualmente integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27.000 quilómetros por hora à distância de 400 quilómetros do planeta Terra.

Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.