sicnot

Perfil

Mundo

Noite de protestos nos EUA termina com 200 detidos e cinco polícias feridos

Duzentos detidos e cinco polícias com ferimentos ligeiros é o balanço de outra noite de protestos contra a violências policial em várias cidades dos Estados Unidos, depois das recentes mortes de afro-americanos causadas por agentes brancos.

© Jonathan Bachman / Reuters

A tensão maior viveu-se em Saint Paul (Minesota), onde a polícia e os manifestantes se envolveram em confrontos durante as várias horas que durou o bloqueio de uma autoestrada, tendo sido detidas 50 pessoas.

A polícia local usou bombas de fumo e gás lacrimogéneo para dispersar a concentração e informou que, pelo menos, cinco dos seus agentes ficaram com ferimentos ligeiros porque os manifestantes lançaram material pirotécnico, pedras e garrafas.

A morte do jovem negro Philando Castile, na quarta-feira, assassinado por um polícia, desencadeou protestos raciais durante a semana, juntamente com a de Alton Sterling, um homem negro sobre quem dois polícias brancos dispararam na terça-feira à queima-roupa quando já o tinham dominado e deitado no chão em Baton Rouge (Louisiana).

Foi precisamente em Baton Rouge que se registou o maior número de detenções esta noite (125).

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.