sicnot

Perfil

Mundo

Noite de protestos nos EUA termina com 200 detidos e cinco polícias feridos

Duzentos detidos e cinco polícias com ferimentos ligeiros é o balanço de outra noite de protestos contra a violências policial em várias cidades dos Estados Unidos, depois das recentes mortes de afro-americanos causadas por agentes brancos.

© Jonathan Bachman / Reuters

A tensão maior viveu-se em Saint Paul (Minesota), onde a polícia e os manifestantes se envolveram em confrontos durante as várias horas que durou o bloqueio de uma autoestrada, tendo sido detidas 50 pessoas.

A polícia local usou bombas de fumo e gás lacrimogéneo para dispersar a concentração e informou que, pelo menos, cinco dos seus agentes ficaram com ferimentos ligeiros porque os manifestantes lançaram material pirotécnico, pedras e garrafas.

A morte do jovem negro Philando Castile, na quarta-feira, assassinado por um polícia, desencadeou protestos raciais durante a semana, juntamente com a de Alton Sterling, um homem negro sobre quem dois polícias brancos dispararam na terça-feira à queima-roupa quando já o tinham dominado e deitado no chão em Baton Rouge (Louisiana).

Foi precisamente em Baton Rouge que se registou o maior número de detenções esta noite (125).

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.