sicnot

Perfil

Mundo

Bloguer argelino condenado a dois anos de prisão por ofender Presidente

Um bloguer e jornalista argelino residente em Londres foi hoje condenado por um tribunal de Argel a dois anos de prisão efetiva por "ofensa ao Presidente da República", indicou uma advogada à agência noticiosa France-Presse.

Mohamed Tamalt Facebook

"Mohamed Tamalt foi condenado a dois anos de prisão efetiva e 20.000 dinares (1.632 euros) de multa", declarou Amine Sidhoum, acrescentando que vai recorrer da decisão.

Tamalt, 42 anos, anima uma página da rede social Facebook onde publicou conteúdos que invetivam o Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, responsáveis do país ou membros da sua família. Estas publicações foram de seguida difundidas na página da Internet, e estabelecida em Londres, precisou a mesma fonte.

O jornalista foi detido em Argel no passado dia 27 de junho e acusado de "ofensa ao Presidente da República" e "ultraje" com base em diversos artigos do Código Penal, precisou a advogada, sublinhando que estes artigos preveem multas mas não penas de prisão.

"A juíza requalificou os factos e introduziu o artigo 144.º que prevê uma pena de prisão", acrescentou Sidhoum, precisando que este artigo do código penal não inclui as pessoas incriminadas no Facebook.

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54