sicnot

Perfil

Mundo

Cemitério de navios naufragados encontrado ao largo de arquipélago grego

Quarenta e cinco navios naufragados, alguns com milhares de anos, foram descobertos ao largo de um arquipélago grego, um dos sítios arqueológicos subaquáticos mais ricos do Mediterrâneo, divulgaram hoje as autoridades gregas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Tony Gentile / Reuters

Além dos destroços encontrados nos últimos dois anos ao largo das ilhas Fourni, no Mar Egeu, os investigadores também observaram âncoras e centenas de objetos de cerâmica, anunciou o Ministério da Cultura da Grécia.

Cerca de 23 navios afundados foram encontrados em 2016, com outros 22 descobertos do ano anterior, incluindo naufrágios da época romana, bem como durante o período arcaico (800-480 a.C.).

O arquipélago de Fourni, com cerca de 1.000 habitantes, é composto por doze pequenas ilhas.

Os objetos de cerâmica e âncoras são considerados uma "prova de navegação e de comércio fora do arquipélago, que inclui portos naturais e quilómetros de costa," afirmando que "foi um entreposto comercial marítimo".

Entre as descobertas de 2016 estão um navio da era romana que transportava ânforas e tinha partido do Mar Negro, enquanto ourtro foi datado entre o terceiro e o quarto século e partiu das colónias romanas no norte de África.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44