sicnot

Perfil

Mundo

Coligação conservadora australiana obtém maioria e vai governar sozinha

A coligação Liberal-Nacional do primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, obteve maioria na câmara baixa do parlamento e poderá governar sozinha nos próximos três anos, informou hoje a ABC.

© David Gray / Reuters

A coligação obteve 76 dos 150 lugares nas eleições realizadas no dia 2 de julho.

O líder do principal partido da oposição, o trabalhista Bill Shorten, reconheceu a derrota no domingo e felicitou por telefone o primeiro-ministro. O Partido Trabalhista conseguiu eleger 66 deputados.

Horas depois, Malcolm Turnbull anunciava a vitória da sua coligação quando estavam garantidos 74 lugares, adiantando que não estavam previstas grandes alterações no novo executivo.

As substituições necessárias serão as dos membros do gabinete que perderam os seus lugares no parlamento, como foi o caso do ministro das Cidades, Jamie Briggs.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, o primeiro-ministro australiano deverá enfrentar na nova legislatura um Senado (câmara alta) hostil, no qual entrou o partido xenófobo One Nation e onde se encontra o independente Nick Xenophon, com as suas ideias protecionistas.

Com Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.