sicnot

Perfil

Mundo

Coligação conservadora australiana obtém maioria e vai governar sozinha

A coligação Liberal-Nacional do primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, obteve maioria na câmara baixa do parlamento e poderá governar sozinha nos próximos três anos, informou hoje a ABC.

© David Gray / Reuters

A coligação obteve 76 dos 150 lugares nas eleições realizadas no dia 2 de julho.

O líder do principal partido da oposição, o trabalhista Bill Shorten, reconheceu a derrota no domingo e felicitou por telefone o primeiro-ministro. O Partido Trabalhista conseguiu eleger 66 deputados.

Horas depois, Malcolm Turnbull anunciava a vitória da sua coligação quando estavam garantidos 74 lugares, adiantando que não estavam previstas grandes alterações no novo executivo.

As substituições necessárias serão as dos membros do gabinete que perderam os seus lugares no parlamento, como foi o caso do ministro das Cidades, Jamie Briggs.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, o primeiro-ministro australiano deverá enfrentar na nova legislatura um Senado (câmara alta) hostil, no qual entrou o partido xenófobo One Nation e onde se encontra o independente Nick Xenophon, com as suas ideias protecionistas.

Com Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.