sicnot

Perfil

Mundo

Dois prisioneiros de Guantánamo enviados para a Sérvia

Dois homens, presos há mais de uma década em Guantánamo, foram hoje transferidos para a Sérvia. O Pentágono avançou que os dois homens saíram da base norte-americana em Cuba, depois de uma intensa revisão de segurança.

© Joe Skipper / Reuters

Os homens são Mansur Ahmad Saad al-Dayfi do Iémen e Muhammadi Davlatov do Tajiquistão.

A transferência dos dois presos foi anunciada hoje, após um novo impulso da administração de Obama para reduzir gradualmente o número de detidos na base em Cuba.

Lee Wolosky, enviado especial do Departamento de Estado para o encerramento da prisão de Guantánamo, diz que Washington está grato pela Sérvia aceitar os dois homens e que aqueles são apenas os primeiros a sair.

Neste momento, estão ainda 76 prisioneiros em Guantánamo.

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37