sicnot

Perfil

Mundo

Hollande começa em Portugal périplo europeu para dar novo impulso à UE

O Presidente de França, François Hollande, inicia no dia 19 de julho, em Portugal, uma viagem por vários países europeus com o objetivo de "dar um novo impulso à Europa dos 27", anunciou hoje o Palácio do Eliseu.

Alik Keplicz

Segundo a nota hoje divulgada, a viagem de Hollande, que decorre entre 19 a 21 de julho, tem o objetivo de "continuar o trabalho, especialmente com a chanceler alemã e o presidente do conselho italiano, de modo a dar um novo impulso à Europa dos 27".

Após a passagem por Portugal, o Presidente francês segue para a República Checa, Áustria e Eslováquia, onde estará no dia 20.

O pequeno périplo oficial terminará no dia 21 na Irlanda.

A viagem surge depois do referendo de 23 de junho, em que os britânicos escolheram sair da União Europeia (Brexit).

No dia 27 de junho a chanceler alemã, o primeiro-ministro italiano e o Presidente francês reuniram-se e comprometeram-se a avançar com "medidas concretas" para resolver algumas das crises europeias como o terrorismo e a crise dos refugiados, e a promover o crescimento e o emprego.

Nesse encontro, Londres foi instada a invocar com rapidez o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que regula o processo de saída e que só pode ser ativado pelo país afetado.

A vinda de Hollande a Portugal já tinha sido anunciada, com o Presidente francês a dizer que Portugal é um "amigo" de França.

Questionado sobre esta afirmação no domingo, Marcelo Rebelo de Sousa concordou e disse que Portugal e França convergem "na visão sobre questões como a parte orçamental, os refugiados e as migrações".

Interrogado sobre se essa convergência inclui a questão das sanções da UE por défice excessivo, declarou: "Quando se fala da parte orçamental, naturalmente fala-se também nisso".

Com Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.