sicnot

Perfil

Mundo

Papa nomeia norte-americano porta-voz do Vaticano

​O Vaticano nomeou hoje o norte-americano Greg Burke como novo porta-voz, em substituição do padre Federico Lombardi, indicou o boletim diário da sala de imprensa vaticana.

vat104

Para o cargo de subdiretora da sala de imprensa do Vaticano, o papa Francisco nomeou a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente da cadeia COPE em Itália e no Vaticano.

Os dois assumem as novas funções a partir de 1 de agosto.

Burke substitui no cargo o padre Lombardi, depois de o jesuíta ter apresentado a sua renúncia. Lombardi era diretor da sala de imprensa desde 2006.

O norte-americano nasceu a 8 de novembro de 1959 em Saint Louis (Missouri) e depois de ter frequentado um dos liceus jesuítas da cidade, licenciou-se em 1983 em Literaturas Comparadas, na universidade de Columbia (Nova Iorque), especializando posteriormente em jornalismo. É membro numerário da Opus Dei.

Trabalhou na agência noticiosa United Press International de Chicago, para a agência Reuters e para o semanário Metropolitan, até ser enviado para Roma como correspondente da revista National Catholic Register.

Em 1990 começou a colaborar com a revista Time e a partir de 2001 começou a trabalhar como correspondente em Roma para a cadeia Fox News.

Em 2012 assumiu funções na secretaria de Estado do Vaticano na secção de Assuntos Gerais, como assessor para a comunicações. Em dezembro passado, tornou-se subdiretor da sala de imprensa do Vaticano em substituição do padre Ciro Benedettini.

Como "número dois" da comunicação do Vaticano, o papa nomeou Paloma García Ovejero, nascida em Madrid a 12 de agosto de 1975.

Licenciada em jornalismo pela universidade Complutense em 1989, Ovejero especializou-se em estratégias de gestão e comunicação na universidade de Nova Iorque, em 2006.

Começou a trabalhar como redatora e locutora em 1989 na Cadena Cope. Em 2012, tornou-se correspondente em Itália e no Vaticano, tendo colaborado com várias cadeias televisivas e meios de comunicação.

Com Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.