sicnot

Perfil

Mundo

Papa nomeia norte-americano porta-voz do Vaticano

​O Vaticano nomeou hoje o norte-americano Greg Burke como novo porta-voz, em substituição do padre Federico Lombardi, indicou o boletim diário da sala de imprensa vaticana.

vat104

Para o cargo de subdiretora da sala de imprensa do Vaticano, o papa Francisco nomeou a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente da cadeia COPE em Itália e no Vaticano.

Os dois assumem as novas funções a partir de 1 de agosto.

Burke substitui no cargo o padre Lombardi, depois de o jesuíta ter apresentado a sua renúncia. Lombardi era diretor da sala de imprensa desde 2006.

O norte-americano nasceu a 8 de novembro de 1959 em Saint Louis (Missouri) e depois de ter frequentado um dos liceus jesuítas da cidade, licenciou-se em 1983 em Literaturas Comparadas, na universidade de Columbia (Nova Iorque), especializando posteriormente em jornalismo. É membro numerário da Opus Dei.

Trabalhou na agência noticiosa United Press International de Chicago, para a agência Reuters e para o semanário Metropolitan, até ser enviado para Roma como correspondente da revista National Catholic Register.

Em 1990 começou a colaborar com a revista Time e a partir de 2001 começou a trabalhar como correspondente em Roma para a cadeia Fox News.

Em 2012 assumiu funções na secretaria de Estado do Vaticano na secção de Assuntos Gerais, como assessor para a comunicações. Em dezembro passado, tornou-se subdiretor da sala de imprensa do Vaticano em substituição do padre Ciro Benedettini.

Como "número dois" da comunicação do Vaticano, o papa nomeou Paloma García Ovejero, nascida em Madrid a 12 de agosto de 1975.

Licenciada em jornalismo pela universidade Complutense em 1989, Ovejero especializou-se em estratégias de gestão e comunicação na universidade de Nova Iorque, em 2006.

Começou a trabalhar como redatora e locutora em 1989 na Cadena Cope. Em 2012, tornou-se correspondente em Itália e no Vaticano, tendo colaborado com várias cadeias televisivas e meios de comunicação.

Com Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25