sicnot

Perfil

Mundo

Papa nomeia norte-americano porta-voz do Vaticano

​O Vaticano nomeou hoje o norte-americano Greg Burke como novo porta-voz, em substituição do padre Federico Lombardi, indicou o boletim diário da sala de imprensa vaticana.

vat104

Para o cargo de subdiretora da sala de imprensa do Vaticano, o papa Francisco nomeou a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente da cadeia COPE em Itália e no Vaticano.

Os dois assumem as novas funções a partir de 1 de agosto.

Burke substitui no cargo o padre Lombardi, depois de o jesuíta ter apresentado a sua renúncia. Lombardi era diretor da sala de imprensa desde 2006.

O norte-americano nasceu a 8 de novembro de 1959 em Saint Louis (Missouri) e depois de ter frequentado um dos liceus jesuítas da cidade, licenciou-se em 1983 em Literaturas Comparadas, na universidade de Columbia (Nova Iorque), especializando posteriormente em jornalismo. É membro numerário da Opus Dei.

Trabalhou na agência noticiosa United Press International de Chicago, para a agência Reuters e para o semanário Metropolitan, até ser enviado para Roma como correspondente da revista National Catholic Register.

Em 1990 começou a colaborar com a revista Time e a partir de 2001 começou a trabalhar como correspondente em Roma para a cadeia Fox News.

Em 2012 assumiu funções na secretaria de Estado do Vaticano na secção de Assuntos Gerais, como assessor para a comunicações. Em dezembro passado, tornou-se subdiretor da sala de imprensa do Vaticano em substituição do padre Ciro Benedettini.

Como "número dois" da comunicação do Vaticano, o papa nomeou Paloma García Ovejero, nascida em Madrid a 12 de agosto de 1975.

Licenciada em jornalismo pela universidade Complutense em 1989, Ovejero especializou-se em estratégias de gestão e comunicação na universidade de Nova Iorque, em 2006.

Começou a trabalhar como redatora e locutora em 1989 na Cadena Cope. Em 2012, tornou-se correspondente em Itália e no Vaticano, tendo colaborado com várias cadeias televisivas e meios de comunicação.

Com Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17