sicnot

Perfil

Mundo

Professoras em faculdades de medicina nos EUA ganham 8% menos que colegas homens

As mulheres do corpo docente nas faculdades de medicina públicas dos Estados Unidos ganham menos 8% que os seus colegas homens, segundo um estudo publicado hoje.

Regis Duvignau / Reuters

As médicas, mesmo após terem sido corrigidos os fatores influenciadores de salários que não estão ligados ao sexo, ganham, em média, menos de 20.000 dólares (18.100 euros) por mês em comparação com os médicos.

Este estudo, realizado no Massachusetts General Hospital e na faculdade de medicina de Harvard, no qual participaram mais de 10 mil membros do corpo docente, contando com cerca de 35% de médicas, analisou os dados salariais do corpo de ensino de 24 faculdades de medicina públicas, em 12 estados norte-americanos.

As disparidades mais fortes são nas especialidades de cirurgia ortopédica, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, uma das especialidades onde as mulheres estão em maior número.

As diferenças de rendimento entre homens e mulheres são mais baixas nas urgências e na medicina familiar. As radiologistas são uma exceção, tendo salários ligeiramente mais elevados que os homens.

Os resultados foram publicados hoje na revista médica JAMA.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.