sicnot

Perfil

Mundo

Professoras em faculdades de medicina nos EUA ganham 8% menos que colegas homens

As mulheres do corpo docente nas faculdades de medicina públicas dos Estados Unidos ganham menos 8% que os seus colegas homens, segundo um estudo publicado hoje.

Regis Duvignau / Reuters

As médicas, mesmo após terem sido corrigidos os fatores influenciadores de salários que não estão ligados ao sexo, ganham, em média, menos de 20.000 dólares (18.100 euros) por mês em comparação com os médicos.

Este estudo, realizado no Massachusetts General Hospital e na faculdade de medicina de Harvard, no qual participaram mais de 10 mil membros do corpo docente, contando com cerca de 35% de médicas, analisou os dados salariais do corpo de ensino de 24 faculdades de medicina públicas, em 12 estados norte-americanos.

As disparidades mais fortes são nas especialidades de cirurgia ortopédica, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, uma das especialidades onde as mulheres estão em maior número.

As diferenças de rendimento entre homens e mulheres são mais baixas nas urgências e na medicina familiar. As radiologistas são uma exceção, tendo salários ligeiramente mais elevados que os homens.

Os resultados foram publicados hoje na revista médica JAMA.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47