sicnot

Perfil

Mundo

Professoras em faculdades de medicina nos EUA ganham 8% menos que colegas homens

As mulheres do corpo docente nas faculdades de medicina públicas dos Estados Unidos ganham menos 8% que os seus colegas homens, segundo um estudo publicado hoje.

Regis Duvignau / Reuters

As médicas, mesmo após terem sido corrigidos os fatores influenciadores de salários que não estão ligados ao sexo, ganham, em média, menos de 20.000 dólares (18.100 euros) por mês em comparação com os médicos.

Este estudo, realizado no Massachusetts General Hospital e na faculdade de medicina de Harvard, no qual participaram mais de 10 mil membros do corpo docente, contando com cerca de 35% de médicas, analisou os dados salariais do corpo de ensino de 24 faculdades de medicina públicas, em 12 estados norte-americanos.

As disparidades mais fortes são nas especialidades de cirurgia ortopédica, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, uma das especialidades onde as mulheres estão em maior número.

As diferenças de rendimento entre homens e mulheres são mais baixas nas urgências e na medicina familiar. As radiologistas são uma exceção, tendo salários ligeiramente mais elevados que os homens.

Os resultados foram publicados hoje na revista médica JAMA.

Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.