sicnot

Perfil

Mundo

"Altos níveis de atividade" em bases nucleares norte-coreanas preocupam EUA

Imagens recolhidas recentemente com satélite indicam "altos níveis de atividade" na base de testes nucleares Punggye-ri da Coreia do Norte, disseram especialistas norte-americanos.

Wong Maye-E

No entanto, os especialistas ligados à Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, não sabem se estão em causa operações de manutenção na base ou de preparação de um novo ensaio nuclear por parte da Coreia do Norte.

As imagens foram registadas a 7 de julho e revelam intensa atividade na base onde o exército norte-coreano fez os seus dois últimos testes nucleares, em 2013 e no início deste ano, explica o site 38north.org, ligado àquela universidade e especializado nas questões da Coreia do Norte. O nome do site é uma referência ao paralelo 38, onde a península coreana se divide entre Norte e Sul.

"Apenas a partir destas imagens não é possível determinar se esta é uma atividade para manutenção (...) ou para preparar um quinto teste nuclear", lê-se na página 38north.org.

"No entanto, fica claro que a Coreia do Norte está a garantir a preparação das instalações, de forma a permitir levar a cabo futuros testes nucleares se chegar uma ordem de Pyongyang", acrescentam os especialistas.

As imagens mostram, por exemplo, veículos e vagões usados em trabalho mineiro, o que indica que há trabalho no interior dos túneis da base.

A seis de janeiro, a Coreia do Norte detonou no interior destas galerias subterrâneas aquilo que disse ser uma bomba de hidrogénio, embora análises de peritos internacionais tenham concluído que se tratou de um artefacto menos potente.

Na última semana, a Coreia do Norte condenou o acordo anunciado pela Coreia do Sul e os Estados Unidos para a instalação do sistema antimísseis THAAD em território sul-coreano.

Pyongyang criticou também as sansões aprovadas por Washington contra o líder do regime da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Em resposta, a Coreia do Norte lançou no último fim de semana um míssil a partir de um submarino e na segunda-feira anunciou o corte do único canal diplomático que mantinha com os EUA, as Nações Unidas.

Com Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.