sicnot

Perfil

Mundo

"Altos níveis de atividade" em bases nucleares norte-coreanas preocupam EUA

Imagens recolhidas recentemente com satélite indicam "altos níveis de atividade" na base de testes nucleares Punggye-ri da Coreia do Norte, disseram especialistas norte-americanos.

Wong Maye-E

No entanto, os especialistas ligados à Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, não sabem se estão em causa operações de manutenção na base ou de preparação de um novo ensaio nuclear por parte da Coreia do Norte.

As imagens foram registadas a 7 de julho e revelam intensa atividade na base onde o exército norte-coreano fez os seus dois últimos testes nucleares, em 2013 e no início deste ano, explica o site 38north.org, ligado àquela universidade e especializado nas questões da Coreia do Norte. O nome do site é uma referência ao paralelo 38, onde a península coreana se divide entre Norte e Sul.

"Apenas a partir destas imagens não é possível determinar se esta é uma atividade para manutenção (...) ou para preparar um quinto teste nuclear", lê-se na página 38north.org.

"No entanto, fica claro que a Coreia do Norte está a garantir a preparação das instalações, de forma a permitir levar a cabo futuros testes nucleares se chegar uma ordem de Pyongyang", acrescentam os especialistas.

As imagens mostram, por exemplo, veículos e vagões usados em trabalho mineiro, o que indica que há trabalho no interior dos túneis da base.

A seis de janeiro, a Coreia do Norte detonou no interior destas galerias subterrâneas aquilo que disse ser uma bomba de hidrogénio, embora análises de peritos internacionais tenham concluído que se tratou de um artefacto menos potente.

Na última semana, a Coreia do Norte condenou o acordo anunciado pela Coreia do Sul e os Estados Unidos para a instalação do sistema antimísseis THAAD em território sul-coreano.

Pyongyang criticou também as sansões aprovadas por Washington contra o líder do regime da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Em resposta, a Coreia do Norte lançou no último fim de semana um míssil a partir de um submarino e na segunda-feira anunciou o corte do único canal diplomático que mantinha com os EUA, as Nações Unidas.

Com Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31