sicnot

Perfil

Mundo

Colisão de comboios faz pelo menos 10 mortos em Itália

Pelo menos 10 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas num choque entre dois comboios no sul de Itália, na região de Apúlia, anunciaram os meios de comunicação social.

ITALIAN FIRE BRIGADE / HANDOUT

Google Maps

As duas composições, com quatro carruagens cada, encontravam-se na mesma linha ferroviária e colidiram frontalmente, segundo imagens divulgadas nas televisões.

"Há 10 mortos e muitos feridos", declararam à agência France Presse os bombeiros de Bari, a principal cidade da Apúlia.

A colisão dos dois comboios de passageiros ocorreu cerca das 11:30 locais (10:30 em Lisboa) entre as cidades costeiras de Bari e Barletta, indicou a BBC News no seu "site".

"Algumas das carruagens estão completamente esmagadas e os serviços de socorro estão a retirar as pessoas, muitas estão feridas", declarou aos jornalistas o chefe da polícia de trânsito em Andria, perto de Bari, citado pela AFP.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renki interrompeu um discurso em Milão para declarar que o país "não descansará enquanto não se souber o que aconteceu".

"Este é um momento de lágrimas em que precisamos de trabalhar para recuperar as vítimas mortais e os feridos", adiantou, antes de referir que ia regressar imediatamente a Roma.

Segundo investigadores, é possível que a colisão se deva a erro humano.

Um dos comboios deveria ter esperado numa estação pela luz verde antes de se dirigir para a linha única entre as cidades de Corato e Andria.

Com Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".