sicnot

Perfil

Mundo

EUA apoiam decisão do Tribunal de Haia sobre Mar do Sul da China

O Departamento de Estado americano considera que a decisão de hoje do Tribunal de Haia em rejeitar pretensões territoriais de Pequim sobre o Mar do Sul da China é "uma importante contribuição para uma solução" das disputas na região.

Reuters

"Como prevê a Convenção, a decisão do tribunal é final e legalmente vinculativa para a China e as Filipinas", disse o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, pedindo ainda aos dois países que evitem "declarações ou ações provocatórias".

O Tribunal Permanente de Arbitragem (TPA), sediado em Haia e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu que a China não tem direitos históricos ou legais na região e manifestou-se a favor das Filipinas, decisão que Pequim já rejeitou.

"O tribunal concluiu que não existe uma base legal para a China reclamar direitos históricos dentro da 'linha de nove traços'", disse em comunicado o TPA.

Pequim reivindica a soberania sobre quase todo o Mar do Sul da China, com base numa linha que surge nos mapas chineses desde 1940, e tem investido em grandes operações nesta zona, transformando recifes de corais em portos, pistas de aterragem e construindo ilhas artificiais.

Vietname, Filipinas, Malásia e Taiwan também reivindicam uma parte desta zona, o que tem alimentado intensos diferendos territoriais com a China.

Os Estados Unidos não têm reivindicações territoriais sobre a região, mas querem garantir o direito à livre passagem num mar que dizem ser de águas internacionais.

Os EUA organizaram patrulhas em navios de guerra ao largo das ilhas artificiais chinesas para averiguar a situação, o que irritou os chineses.

Lusa

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC