sicnot

Perfil

Mundo

EUA apoiam decisão do Tribunal de Haia sobre Mar do Sul da China

O Departamento de Estado americano considera que a decisão de hoje do Tribunal de Haia em rejeitar pretensões territoriais de Pequim sobre o Mar do Sul da China é "uma importante contribuição para uma solução" das disputas na região.

Reuters

"Como prevê a Convenção, a decisão do tribunal é final e legalmente vinculativa para a China e as Filipinas", disse o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, pedindo ainda aos dois países que evitem "declarações ou ações provocatórias".

O Tribunal Permanente de Arbitragem (TPA), sediado em Haia e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu que a China não tem direitos históricos ou legais na região e manifestou-se a favor das Filipinas, decisão que Pequim já rejeitou.

"O tribunal concluiu que não existe uma base legal para a China reclamar direitos históricos dentro da 'linha de nove traços'", disse em comunicado o TPA.

Pequim reivindica a soberania sobre quase todo o Mar do Sul da China, com base numa linha que surge nos mapas chineses desde 1940, e tem investido em grandes operações nesta zona, transformando recifes de corais em portos, pistas de aterragem e construindo ilhas artificiais.

Vietname, Filipinas, Malásia e Taiwan também reivindicam uma parte desta zona, o que tem alimentado intensos diferendos territoriais com a China.

Os Estados Unidos não têm reivindicações territoriais sobre a região, mas querem garantir o direito à livre passagem num mar que dizem ser de águas internacionais.

Os EUA organizaram patrulhas em navios de guerra ao largo das ilhas artificiais chinesas para averiguar a situação, o que irritou os chineses.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.