sicnot

Perfil

Mundo

Israel aprova lei polémica sobre financiamento de ONG

​O parlamento israelita aprovou hoje uma lei polémica que obriga as organizações não-governamentais (ONG) a fazerem uma declaração oficial às autoridades quando a maioria do seu financiamento é oriundo de governos de outros países.

© Ronen Zvulun / Reuters

Os críticos dizem que a lei visa as organizações que defendem os direitos dos palestinianos. Foi aprovada com 57 votos a favor e 48 contra.

"A lei pretende responder ao fenómeno das ONG que representam interesses de Estados estrangeiros, sob a cobertura de organizações locais que procuram servir os interesses do povo israelita", lê-se no preâmbulo da legislação agora aprovada pelos deputados.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo da lei é "evitar uma situação absurda em que Estados estrangeiros se imiscuem nos assuntos internos de Israel financiando ONG e sem que o povo israelita tenha consciência disso".

"Ao contrário das reivindicações da esquerda, a aprovação desta lei vai aumentar a transparência, contribuir para criar um discurso que reflete a opinião pública israelita e reforçar a democracia", escreveu Netanyahu na sua página no Facebook, depois da votação no parlamento.

O líder da oposição, Isaac Herzog, afirmou que esta lei constitui "os botões [de flores] do fascismo que floresce em Israel".

Para o líder da bancada de uma aliança de vários partidos árabes, Ayman Odeh, a lei procura "intimidar e fazer desaparecer as organizações que se batem na esfera pública pela igualdade" de tratamento para os árabes.

Diversas ONG israelitas recebem grandes fatias de financiamento do estrangeiro, incluindo de governos europeus.

Com Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16