sicnot

Perfil

Mundo

Lua "emplastra" fotografia da Terra

Uma câmara da NASA apanhou a Lua a intrometer-se numa fotografia que estava a ser tirada à Terra, pela segunda vez no espaço de um ano.

A Lua entre os oceanos Pacífico e Índico.

A Lua entre os oceanos Pacífico e Índico.

NASA/NOAA

A Lua estava a orbitar em redor da Terra quando passou à frente do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR). Na madrugada de 5 de julho, a câmara a bordo do satélite teve assim oportunidade de fotografar o "lado negro" da Lua, aquele que nunca conseguimos ver a partir da Terra.

Esta é a segunda vez que a Lua é apanhada em "flagrante delito" pela câmara EPIC ( Earth Polychromatic Imaging Camera) em menos de um ano, a primeira ocorreu a 16 de julho de 2015.

O satélite DSCOVR orbita a cerca de 1 milhão de milhas da Terra e observa o clima no espaço para a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos. Monitoriza os ventos solares para que possam ser feitos alertas sobre potenciais eventos climatéricos no espaço que possam ser perigosos.

  • Lua "intrometeu-se" em foto do Sol

    Mundo

    Na manhã de 30 de janeiro, a Lua colocou-se entre o Sol e o Observatório Solar Dynamics da NASA, permitindo capturar uma imagem de um eclipse solar parcial a partir do espaço.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.