sicnot

Perfil

Mundo

Obama insiste que EUA não estão tão divididos como parece

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou hoje, na cerimónia de homenagem aos cinco polícias assassinados em Dallas, que os norte-americanos não estão "tão divididos como parece".

© Jonathan Ernst / Reuters

"Estou aqui para salientar que não estamos tão divididos como parece. Estou aqui para dizer que devemos recusar esse desespero", afirmou Barack Obama, no início do seu discurso em homenagem aos cinco agentes mortos a semana passada.

O assassínio dos polícias aumentou as já tensas relações raciais no país, depois de na mesma semana dois polícias terem matado dois cidadãos negros.

Reconhecendo que os assassínios em Dallas "mostraram as falhas da democracia" nos Estados Unidos, Barack Obama disse que o país tem feito grandes progressos em questões raciais.

No discurso, o Presidente recordou o "perigo" que a polícia enfrenta diariamente.

"A maioria dos agentes da polícia merece o nosso respeito, não o nosso desdém. Muitas vezes pedimos à polícia que faça imensas coisas e exigimos muito pouco a nós mesmos", acrescentou.

Barack Obama falava durante a cerimónia multiconfessional de homenagem aos cinco polícias mortos a semana passada em Dallas durante um protesto contra a violência da polícia contra cidadãos afroamericanos.

O Presidente dos Estados esteve acompanhado da mulher Michelle Obama, do vice-Presidente Joe Biden e do antigo chefe de Estado norte-americano, residente na área de Dallas, George W. Bush.

Lusa

  • Milhares participam em marchas contra a violência nos EUA
    1:40

    Mundo

    Nos Estados Unidos continuam as ondas de choque depois do ataque de ontem em Dallas. Milhares de pessoas participaram em várias marchas contra a violência que resultaram em mais confrontos com a polícia e até Donald Trump comentou o assunto com mais contenção do que é habitual.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.