sicnot

Perfil

Mundo

Bebé rinoceronte nasceu em França

O jardim zoológico de Amnéville, no leste da França, viu nascer no início do mês um bebé de rinoceronte-branco do sul, uma espécie protegida e em vias de extinção.

Imagem tirada do facebook "Zoo d'Amnéville".

Imagem tirada do facebook "Zoo d'Amnéville".

A fêmea batizada de Bayami pesa 40 quilogramas, mas ainda vai chegar às dimensões dos pais Benny e Yoruba, de duas toneladas e uma e meia, respetivamente.

A pequena Bayami faz parte de uma subespécie dos rinocerontes brancos do Sul, originária do sul da África, que já só tem 20.000 exemplares no mundo e é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como "NT" (quase ameaçada).

Já a subespécie de rinocerontes-brancos do Norte é representada atualmente por apenas quatro.

O jardim zoológico de Amnéville emitiu um comunicado em que diz que a espécie é ameaçada pela medicina e farmacologia chinesa.

"Os caprichos da farmacopeia chinesa provoca a caça furtiva, pois um chifre de rinoceronte pode valer 300.000 euros aos caçadores", explica o comunicado.

Em dezembro de 2014, o zoológico também tinha festejado o nascimento de um rinoceronte branco do Sul macho, o Shango.

A 30 de junho, também nasceram no zoo três tigres brancos. Os bebés foram hoje examinados pela primeira vez por especialistas, que determinaram os seus sexos: duas fêmeas e um macho.


Lusa

  • Panda nasce em zoo na Bélgica

    Mundo

    Um panda deu à luz, esta quinta-feira, num jardim zoológico belga, três meses depois de o zoo ter recorrido à inseminação artificial com ajuda de especialistas chineses.

  • “Bebés do Zoo”

    Perdidos e Achados

    O jardim zoológico de Lisboa é um dos zoológicos do mundo com maior taxa de reprodução.Só no ano passado nasceram cerca de 90 crias de espécies diferentes.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.