sicnot

Perfil

Mundo

Bomba soviética da Segunda Guerra Mundial foi desativada em Berlim

Habitantes, trabalhadores e crianças de uma creche num bairro de Berlim tiveram hoje que ser retirados depois de ser descoberta uma bomba soviética da Segunda Guerra Mundial, desativada no local pela polícia.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

© Handout . / Reuters

Segundo as autoridades de Berlim, em causa estava uma bomba de 100 quilogramas que não tinha explodido e que, devido ao seu mau estado, não podia ser deslocada para outro local.

No decorrer da descoberta foi estabelecido um perímetro de segurança de 200 metros em torno do explosivo, no bairro de Friedrichshain, tendo sido mobilizada uma equipa de cerca de 100 agentes para ajudar na evacuação dos edifícios afetados.

A desativação da bomba provocou engarrafamentos nas ruas envolventes e obrigou à interrupção de diversas linhas do metro, comboio ferroviário e suburbano, sendo fornecidos percursos alternativos durante este intervalo, anunciou a companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn.

A descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial é recorrente na Alemanha e na grande maioria dos casos trata-se de engenhos lançados por aviões aliados durante o conflito.

A maior evacuação do país ocorreu em 2001 na cidade de Koblenz, onde 45.000 pessoas tiveram que abandonar as suas casas para se desativar uma bomba lançada pela aviação britânica, com cerca de 1,8 toneladas.

Com Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42