sicnot

Perfil

Mundo

Chanceler alemã vai ser aumentada para mais de 18 mil euros por mês

O Governo alemão aprovou hoje um aumento dos salários dos seus membros. De 2,2% este ano e 2,35% em 2017, este aumento elevará o salário da chanceler Angela Merkel para mais de 18 mil euros brutos por mês.

Michael Sohn

O salário da líder alemã passará de 17.992 euros para 18.388, em 2016 e, no próximo ano, Merkel vai ganhar 18.820, de acordo com as contas feitas pela AFP.

A chanceler alemã ganha mais do que o seu homólogo francês, que tem um vencimento a rondar os 15 mil euros por mês. O aumento hoje aprovado resulta do acordo realizado em abril com os sindicatos da função pública alemães.

Também o salário mínimo, introduzido há um ano com o valor de 8,5 euros brutos por hora, vai aumentar para 8,8 euros em 2017.

Com Lusa

  • Hugo Soares combinou reunião com Rio para "quando houver ocasião"
    0:33

    País

    O líder parlamentar do PSD garantiu hoje que vai falar com Rui Rio sobre a sua continuidade no cargo. Hugo Soares quebrou o silêncio sobre o assunto para dizer apenas que falou logo no sábado com o novo líder dos sociais-democratas, para o felicitar pela vitória.

  • Vizinhos chocados com casal que mantinha 13 filhos "presos em casa, acorrentados às camas"
    3:01

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e maus tratos a 13 filhos que mantinham acorrentados e em cativeiro. Depois do alerta de uma das filhas, que conseguiu fugir, a polícia encontrou um cenário de horror com crianças acorrentadas e desnutridas. Os vizinhos desconheciam a situação e estão alarmados com o caso. Alguns confessam até que desconheciam que naquela casa vivesse um casal com 13 filhos.