sicnot

Perfil

Mundo

EUA vão cumprir promessa de acolher 10 mil refugiados

Os Estados Unidos vão acolher 10 mil refugiados sírios durante o atual ano fiscal, como prometeu o Presidente Barack Obama, declarou na terça-feira o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

© Kacper Pempel / Reuters

São 10 mil refugiados sírios considerados vulneráveis, escolhidos em campos de refugiados das Nações Unidas e cujos perfis foram verificados pelos serviços de segurança e de informação norte-americanos, indicou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, num jantar oficial em Washington.

Os refugiados considerados vulneráveis podem ser viúvas, idosos ou portadores de deficiências.

O número de refugiados sírios que os Estados Unidos vão receber é seis vezes superior ao de acolhidos no ano anterior, afirmou Kerry, referindo-se ao ano fiscal norte-americano, que vai de 01 de outubro de 30 de setembro.

Washington foi criticado por defensores dos direitos humanos que consideraram que demorou a decidir acolher pessoas que fugiram da guerra na Síria.

Os opositores de Obama, por outro lado, advertiram para o risco de 'jihistas' se infiltrarem entre os refugiados.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.