sicnot

Perfil

Mundo

EUA vão cumprir promessa de acolher 10 mil refugiados

Os Estados Unidos vão acolher 10 mil refugiados sírios durante o atual ano fiscal, como prometeu o Presidente Barack Obama, declarou na terça-feira o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

© Kacper Pempel / Reuters

São 10 mil refugiados sírios considerados vulneráveis, escolhidos em campos de refugiados das Nações Unidas e cujos perfis foram verificados pelos serviços de segurança e de informação norte-americanos, indicou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, num jantar oficial em Washington.

Os refugiados considerados vulneráveis podem ser viúvas, idosos ou portadores de deficiências.

O número de refugiados sírios que os Estados Unidos vão receber é seis vezes superior ao de acolhidos no ano anterior, afirmou Kerry, referindo-se ao ano fiscal norte-americano, que vai de 01 de outubro de 30 de setembro.

Washington foi criticado por defensores dos direitos humanos que consideraram que demorou a decidir acolher pessoas que fugiram da guerra na Síria.

Os opositores de Obama, por outro lado, advertiram para o risco de 'jihistas' se infiltrarem entre os refugiados.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.