sicnot

Perfil

Mundo

Faixa de Gaza abre pela primeira vez em nove anos para passagem de bens

Um ponto de passagem importante entre Gaza e Israel abriu-se hoje pela primeira vez em nove anos para a passagem de bens para dentro do território palestiniano, anunciou o governo israelita.

© Mohammed Salem / Reuters

"A passagem de Erez vai abrir outra vez para os bens que entrem em Gaza", disse um porta-voz da COGAT, o organismo do ministro da Defesa responsável pela implementação de políticas governamentais nos territórios palestinianos.

"Esta medida foi tomada para facilitar o trabalho dos importadores palestinianos e assim ajudar a economia da faixa de Gaza", disse o porta-voz à agência francesa AFP.

Desde 2007 que apenas as pessoas podem passar por Erez, no norte da faixa de Gaza, e os bens têm de passar por Kerem Shalom, no sul.

Localizada no norte da faixa de Gaza, Erez fica mais perto de grandes cidades israelitas do que Kerem Shalom, o que torna mais fácil a passagem de bens que vêm das cidades portuárias de Israel como Ashod.

Israel impôs um bloqueio a Gaza durante uma década porque o considerou necessário para impedir o movimento islâmico Hamas de reconstruir as suas forças e posições militares.

Segundo o Banco Mundial e as Nações Unidas, o bloqueio acabou com todas as exportações de Gaza e levou ao limite a economia do pequeno enclave.

Cerca de 1,9 milhões de palestinianos vivem em Gaza, entalados entre o Egito, Israel e o Mediterrâneo.

Lusa

  • Israel descobre mais um túnel do Hamas na Faixa de Gaza

    Mundo

    Os militares israelitas descobriram mais um túnel na Faixa de Gaza, construído por militantes do Hamas. A passagem subterrânea foi descoberta depois dos incidentes de ontem na fronteira. Os militantes do Hamas dispararam morteiros e as forças israelitas retaliaram com tanques e aviões de guerra.

  • Ataques aéreos israelitas sobre Faixa de Gaza

    Mundo

    A força aérea israelita realizou hoje à tarde vários ataques aéreos na Faixa de Gaza, após um dia marcado por tensões na fronteira entre Israel e o território controlado pelo Hamas, segundo fontes israelita e palestiniana.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.