sicnot

Perfil

Mundo

Faixa de Gaza abre pela primeira vez em nove anos para passagem de bens

Um ponto de passagem importante entre Gaza e Israel abriu-se hoje pela primeira vez em nove anos para a passagem de bens para dentro do território palestiniano, anunciou o governo israelita.

© Mohammed Salem / Reuters

"A passagem de Erez vai abrir outra vez para os bens que entrem em Gaza", disse um porta-voz da COGAT, o organismo do ministro da Defesa responsável pela implementação de políticas governamentais nos territórios palestinianos.

"Esta medida foi tomada para facilitar o trabalho dos importadores palestinianos e assim ajudar a economia da faixa de Gaza", disse o porta-voz à agência francesa AFP.

Desde 2007 que apenas as pessoas podem passar por Erez, no norte da faixa de Gaza, e os bens têm de passar por Kerem Shalom, no sul.

Localizada no norte da faixa de Gaza, Erez fica mais perto de grandes cidades israelitas do que Kerem Shalom, o que torna mais fácil a passagem de bens que vêm das cidades portuárias de Israel como Ashod.

Israel impôs um bloqueio a Gaza durante uma década porque o considerou necessário para impedir o movimento islâmico Hamas de reconstruir as suas forças e posições militares.

Segundo o Banco Mundial e as Nações Unidas, o bloqueio acabou com todas as exportações de Gaza e levou ao limite a economia do pequeno enclave.

Cerca de 1,9 milhões de palestinianos vivem em Gaza, entalados entre o Egito, Israel e o Mediterrâneo.

Lusa

  • Israel descobre mais um túnel do Hamas na Faixa de Gaza

    Mundo

    Os militares israelitas descobriram mais um túnel na Faixa de Gaza, construído por militantes do Hamas. A passagem subterrânea foi descoberta depois dos incidentes de ontem na fronteira. Os militantes do Hamas dispararam morteiros e as forças israelitas retaliaram com tanques e aviões de guerra.

  • Ataques aéreos israelitas sobre Faixa de Gaza

    Mundo

    A força aérea israelita realizou hoje à tarde vários ataques aéreos na Faixa de Gaza, após um dia marcado por tensões na fronteira entre Israel e o território controlado pelo Hamas, segundo fontes israelita e palestiniana.

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44