sicnot

Perfil

Mundo

Fisco espanhol não vai recorrer de condenação de Messi

O Fisco de Espanha não vai recorrer da pena de 21 meses de prisão imposta pela Audiência de Barcelona ao futebolista argentino Leo Messi, apesar de este ter sido ilibado dos três crimes fiscais de que era acusado.

© POOL New / Reuters

Segundo fontes judiciais citadas pela agência Efe, o Ministério Público aceitou não recorrer junto do Supremo Tribunal da sentença que condenou o jogador do FC Barcelona e o seu pai, na semana passada, a 21 meses de prisão por fraude fiscal no valor de 4,1 milhões de euros entre 2007 e 2009.

O Fisco acabou por pedir o arquivamento do caso, depois de Messi devolver o montante em causa, concluindo que o jogador não teve conhecimento da fraude já que a sua intervenção foi "puramente formal", limitando-se a seguir as indicações do seu pai.

Por este motivo, o Fisco acusou apenas, no julgamento, o pai do futebolista, Jorge Horacio Messi, para quem pediu 18 meses de prisão, enquanto a procuradoria pedia uma condenação para ambos de 22 meses e 15 dias de prisão.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.