sicnot

Perfil

Mundo

Fisco espanhol não vai recorrer de condenação de Messi

O Fisco de Espanha não vai recorrer da pena de 21 meses de prisão imposta pela Audiência de Barcelona ao futebolista argentino Leo Messi, apesar de este ter sido ilibado dos três crimes fiscais de que era acusado.

© POOL New / Reuters

Segundo fontes judiciais citadas pela agência Efe, o Ministério Público aceitou não recorrer junto do Supremo Tribunal da sentença que condenou o jogador do FC Barcelona e o seu pai, na semana passada, a 21 meses de prisão por fraude fiscal no valor de 4,1 milhões de euros entre 2007 e 2009.

O Fisco acabou por pedir o arquivamento do caso, depois de Messi devolver o montante em causa, concluindo que o jogador não teve conhecimento da fraude já que a sua intervenção foi "puramente formal", limitando-se a seguir as indicações do seu pai.

Por este motivo, o Fisco acusou apenas, no julgamento, o pai do futebolista, Jorge Horacio Messi, para quem pediu 18 meses de prisão, enquanto a procuradoria pedia uma condenação para ambos de 22 meses e 15 dias de prisão.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC