sicnot

Perfil

Mundo

França encerra missões diplomáticas na Turquia por razões de segurança

​A embaixada de França em Ancara e o consulado geral em Istambul foram encerrados hoje por razões de segurança, anunciou a missão diplomática na capital turca, num comunicado após a anulação das festividades do 14 de julho.

© Murad Sezer / Reuters

O comunicado precisa que o encerramento a partir das 13h 00 (11h00 em Lisboa) se mantém "até nova indicação".

A embaixada, o consulado e a missão francesa na cidade de Esmirna deveriam ter celebrações do Dia da Bastilha, a festa nacional francesa.

A cônsul francesa em Istambul, Muriel Domenach, escreveu na rede social de mensagens curtas Twitter que as festividades nas três referidas cidades tinham sido canceladas "por razões de segurança" e que França estava em contacto com as autoridades turcas.

Antes, o consulado de Istambul tinha mandado um correio eletrónico aos cidadãos franceses na Turquia dando conta de "informações concordantes de uma grave ameaça contra a organização das celebrações do 14 de julho na Turquia".

A Turquia está sob um alerta de segurança elevado após o ataque de 28 de junho ao principal aeroporto de Istambul, atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico e que causou 47 mortos.

Trinta e sete pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento nos atentados, dos quais 15 são turcos e 22 estrangeiros, segundo meios de comunicação oficiais.

Várias representações diplomáticas na Turquia, incluindo as embaixadas e consulados da Alemanha e dos Estados Unidos, estiveram encerradas por curtos períodos durante este ano devido a ameaças à segurança.

Com Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.