sicnot

Perfil

Mundo

França encerra missões diplomáticas na Turquia por razões de segurança

​A embaixada de França em Ancara e o consulado geral em Istambul foram encerrados hoje por razões de segurança, anunciou a missão diplomática na capital turca, num comunicado após a anulação das festividades do 14 de julho.

© Murad Sezer / Reuters

O comunicado precisa que o encerramento a partir das 13h 00 (11h00 em Lisboa) se mantém "até nova indicação".

A embaixada, o consulado e a missão francesa na cidade de Esmirna deveriam ter celebrações do Dia da Bastilha, a festa nacional francesa.

A cônsul francesa em Istambul, Muriel Domenach, escreveu na rede social de mensagens curtas Twitter que as festividades nas três referidas cidades tinham sido canceladas "por razões de segurança" e que França estava em contacto com as autoridades turcas.

Antes, o consulado de Istambul tinha mandado um correio eletrónico aos cidadãos franceses na Turquia dando conta de "informações concordantes de uma grave ameaça contra a organização das celebrações do 14 de julho na Turquia".

A Turquia está sob um alerta de segurança elevado após o ataque de 28 de junho ao principal aeroporto de Istambul, atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico e que causou 47 mortos.

Trinta e sete pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento nos atentados, dos quais 15 são turcos e 22 estrangeiros, segundo meios de comunicação oficiais.

Várias representações diplomáticas na Turquia, incluindo as embaixadas e consulados da Alemanha e dos Estados Unidos, estiveram encerradas por curtos períodos durante este ano devido a ameaças à segurança.

Com Lusa

  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22