sicnot

Perfil

Mundo

Salário do cabeleireiro de Hollande alimenta polémica nas redes sociais

O jornal satírico francês Le Canard Enchaîné revelou na edição de hoje que o cabeleireiro do Presidente, François Hollande, tem um salário mensal bruto de 9895 euros, o que tem provocado uma série de comentários nas redes sociais.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

Mantendo o habitual tom satírico das suas reportagens, o semanário indica que "o trabalho de alto risco do cabeleireiro lhe valeu um contrato de cinco anos com o Eliseu, a partir de 2012", publicando uma imagem de parte do contrato de trabalho.

"O contrato estipula que Olivier B. é 'recrutado enquanto agente contratual' durante o mandato presidencial em curso'. O seu contrato a termo de cinco anos vale uma remuneração bruta acumulada de 593.700 euros", descreve o jornal.

O Le Canard Enchaîné revela também que o cabeleireiro "se compromete a observar, durante e após a expiração do contrato, o segredo mais absoluto sobre os trabalhos que tenha feito ou as informações que tenha recolhido", o que leva o jornal satrico a questionar se o "segredo capilar" do presidente são "as extensões milagrosas", "a cartografia da guedelha ou a risca presidencial".

"O 'brushing' presidencial não tem preço. Cortar e pentear as três madeixas do presidente, lavá-las, pintá-las, penteá-las e voltar a pintá-las é um trabalho sério. Um atleta do pente e do pincel é o responsável, trabalhando na sombra desde o início do mandato e seguindo François Hollande em todas as viagens oficiais", escreve o jornalista, mantendo a ironia ao longo de todo o artigo.

O jornal indica que o Eliseu confirmou a notícia, justificando que "Olivier B. começa muito cedo o dia de trabalho, com uma grande amplitude horária: penteia o presidente todas as manhãs e tantas vezes quanto necessário, a cada discurso público, incluindo nos fins de semana se um evento está previsto".

As reações não tardaram na internet, com o deputado Rudy Salles, do partido de direita Os Republicanos, a questionar a "República irrepreensível" defendida por Hollande em 2012 e o deputado de extrema-direita Gilbert Collard a utilizar a expressão "a esquerda dos rolos no cabelo".

No Twitter, a notícia foi partilhada quase 800 vezes e há quem retome uma antiga reportagem da revista Vanity Fair segundo a qual o ex-presidente, Nicolas Sarkozy, tinha contratado uma maquilhadora por um salário de 8.000 euros por mês.

Os comentários dos internautas variam, havendo quem calcule um "salário diário de 325 euros", quem escreva que "os que dão graxa ganham mais" e quem sugira "eleger um careca em 2017", em referência ao pré-candidato do partido Les Républicains Alain Juppé.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.