sicnot

Perfil

Mundo

Esperança média de vida diminuiu 10 anos em pessoas com obesidade severa

O excesso de peso diminuiu a esperança média de vida em um ano, número que sobe para 10 anos em caso de obesidade severa, revela um estudo hoje divulgado.

© Regis Duvignau / Reuters

O estudo refuta conclusões anteriores de que algum excesso de peso não representava um perigo.

São apontadas evidências de que o risco de morrer antes dos 70 anos cresce de "forma constante e acentuada" com o aumento da cintura.

"O estudo demonstra definitivamente que o excesso de peso ou a obesidade estão associados ao risco de morte prematura", escreve o autor do estudo Emanuele Di Angelantonio, da Universidade de Cambridge.

Aumentam todos os riscos de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e cancro, afirmou.

Usando os dados de quase quatro milhões de adultos em quatro continentes, o estudo, divulgado na revista médica The Lancet, descobriu que as pessoas com excesso de peso perdem em média um ano de vida e as pessoas moderadamente obesas três anos.

"Os obesos severos perdem 10 anos de esperança média de vida", disse Emanuele Di Angelantonio.

O estudo revelou também que o risco de mortalidade é três vezes maior nos homens do que nas mulheres.

Em 2014, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 1,9 mil milhões de adultos tinham excesso de peso e 600 milhões eram obesos.

Conclui-se também que há um elevado risco de morte prematura em pessoas abaixo do peso normal.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.