sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE pede contenção e respeito pelas instituições

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu hoje "contenção" e "respeito pelas instituições democráticas" na Turquia, onde o poder instituído denunciou uma tentativa de golpe de Estado.

© Murad Sezer / Reuters

"Em contacto constante com a delegação da União Europeia em Ancara e com Bruxelas, desde a Mongólia (onde a responsável está a participar numa cimeira UE-Ásia) apelo à contenção e ao respeito para com as instituições democráticas", publicou Mogherini na rede social Twitter.

Em março a União Europeia e a Turquia assinaram um acordo sobre imigração.

Os militares turcos anunciaram esta noite que tomaram o poder no país e declararam a lei marcial e o recolher obrigatório.

As forças de segurança turcas encerraram as duas pontes sobre o estreito do Bósforo, em Istambul, tendo o primeiro-ministro admitido que esteja em curso um golpe militar.

Os soldados controlaram os aeroportos internacionais de Ancara e Istambul, que estão encerrados e os voos foram todos cancelados.

Lusa

  • Estados Unidos pedem paz, estabilidade e continuidade para a Turquia
    3:45

    Mundo

    Depois dos últimos desenvolvimentos na Turquia que dão conta de um eventual golpe militar o secretário de Estado norte-americano John Kerry pediu paz, estabilidade e continuidade das políticas seguidas pelo Estado turco. O correspondente da SIC nos Estados Unidos, Luís Costa Ribas, esteve em direto na SIC Notícias e garante que o Presidente Obama está a acompanhar todos os desenvolvimentos da situação. Entretanto a cadeia de televisão NBC avança que o avião de Edrogan não foi autorizado a aterrar na Turquia e estará a caminho da Alemanha.

  • Multidão recebe Presidente da Turquia em euforia

    Mundo

    O Presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan, chegou hoje a Istambul, pouco depois de o porta-voz da presidência anunciar o fim da tentativa de golpe de Estado. As televisões turcas mostraram o avião do chefe de Estado, que estava de férias, a aterrar na pista do aeroporto internacional Atatürk, o maior do país, onde foi recebido e saudado por centenas de pessoas.

  • "A Turquia corre o risco de se transformar numa continuação da Síria e do Iraque"
    3:23

    Mundo

    O Presidente Erdogan pediu aos turcos para saírem à rua e resistirem à tentativa de golpe de Estado. José Milhazes esteve em direto na SIC Notícias e diz que a Rússia não irá apoiar a rebelião militar e defende que tudo deve ser resolvido pela via constitucional. O comentador da SIC diz mesmo que caso as forças armadas se dividam a Turquia corre o risco de se transformar numa continuação do caos que já existe na Síria e no Iraque.

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.