sicnot

Perfil

Mundo

Chefe da diplomacia da UE pede contenção e respeito pelas instituições

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu hoje "contenção" e "respeito pelas instituições democráticas" na Turquia, onde o poder instituído denunciou uma tentativa de golpe de Estado.

© Murad Sezer / Reuters

"Em contacto constante com a delegação da União Europeia em Ancara e com Bruxelas, desde a Mongólia (onde a responsável está a participar numa cimeira UE-Ásia) apelo à contenção e ao respeito para com as instituições democráticas", publicou Mogherini na rede social Twitter.

Em março a União Europeia e a Turquia assinaram um acordo sobre imigração.

Os militares turcos anunciaram esta noite que tomaram o poder no país e declararam a lei marcial e o recolher obrigatório.

As forças de segurança turcas encerraram as duas pontes sobre o estreito do Bósforo, em Istambul, tendo o primeiro-ministro admitido que esteja em curso um golpe militar.

Os soldados controlaram os aeroportos internacionais de Ancara e Istambul, que estão encerrados e os voos foram todos cancelados.

Lusa

  • Estados Unidos pedem paz, estabilidade e continuidade para a Turquia
    3:45

    Mundo

    Depois dos últimos desenvolvimentos na Turquia que dão conta de um eventual golpe militar o secretário de Estado norte-americano John Kerry pediu paz, estabilidade e continuidade das políticas seguidas pelo Estado turco. O correspondente da SIC nos Estados Unidos, Luís Costa Ribas, esteve em direto na SIC Notícias e garante que o Presidente Obama está a acompanhar todos os desenvolvimentos da situação. Entretanto a cadeia de televisão NBC avança que o avião de Edrogan não foi autorizado a aterrar na Turquia e estará a caminho da Alemanha.

  • Multidão recebe Presidente da Turquia em euforia

    Mundo

    O Presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan, chegou hoje a Istambul, pouco depois de o porta-voz da presidência anunciar o fim da tentativa de golpe de Estado. As televisões turcas mostraram o avião do chefe de Estado, que estava de férias, a aterrar na pista do aeroporto internacional Atatürk, o maior do país, onde foi recebido e saudado por centenas de pessoas.

  • "A Turquia corre o risco de se transformar numa continuação da Síria e do Iraque"
    3:23

    Mundo

    O Presidente Erdogan pediu aos turcos para saírem à rua e resistirem à tentativa de golpe de Estado. José Milhazes esteve em direto na SIC Notícias e diz que a Rússia não irá apoiar a rebelião militar e defende que tudo deve ser resolvido pela via constitucional. O comentador da SIC diz mesmo que caso as forças armadas se dividam a Turquia corre o risco de se transformar numa continuação do caos que já existe na Síria e no Iraque.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.