sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos e Rússia chegam a acordo para salvar cessar-fogo na Síria

Moscovo e Washington chegaram a acordo sobre "medidas concretas" para salvar o cessar-fogo na Síria, disse o chefe da diplomacia norte-americana John Kerry.

(arquivo)

(arquivo)

© Ammar Abdullah / Reuters

Os detalhes do acordo não serão públicos para que o trabalho de ambas as partes continue em favor da paz na Síria, precisou Kerry numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo russo Sergueï Lavrsalvar.

"Quero esclarecer que essas medidas não são baseadas na confiança. Eles definem responsabilidades específicas para todas as partes em conflito devem tomar", adiantou ainda Kerry depois de maratona de negociações que duraram mais de 12 horas.

O objetivo do acordo é "parar com os bombardeamentos indiscriminado de Bashar al-Assad e intensificar nossos esforços contra o ramo sírio da Al Qaeda", explicou, referindo que "cada um sabe exatamente o que tem que fazer".

De acordo com um documento do governo norte-americano divulgado pelo Washington Post, Kerry foi a Moscovo tentar que os dois países trabalhem em conjunto e lutem contra grupo Daesh e a Frente Al-Nusra, o braço sírio da al-Qaeda.

Em troca, Moscovo deve limitar os seus ataques aéreos contra alvos selecionados com os Estados Unidos e o regime sírio deve parar de bombardear os rebeldes moderados, de acordo com este documento.

Moscovo e Washington também querem que o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, "intensifique o seu trabalho".

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.