sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos e Rússia chegam a acordo para salvar cessar-fogo na Síria

Moscovo e Washington chegaram a acordo sobre "medidas concretas" para salvar o cessar-fogo na Síria, disse o chefe da diplomacia norte-americana John Kerry.

(arquivo)

(arquivo)

© Ammar Abdullah / Reuters

Os detalhes do acordo não serão públicos para que o trabalho de ambas as partes continue em favor da paz na Síria, precisou Kerry numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo russo Sergueï Lavrsalvar.

"Quero esclarecer que essas medidas não são baseadas na confiança. Eles definem responsabilidades específicas para todas as partes em conflito devem tomar", adiantou ainda Kerry depois de maratona de negociações que duraram mais de 12 horas.

O objetivo do acordo é "parar com os bombardeamentos indiscriminado de Bashar al-Assad e intensificar nossos esforços contra o ramo sírio da Al Qaeda", explicou, referindo que "cada um sabe exatamente o que tem que fazer".

De acordo com um documento do governo norte-americano divulgado pelo Washington Post, Kerry foi a Moscovo tentar que os dois países trabalhem em conjunto e lutem contra grupo Daesh e a Frente Al-Nusra, o braço sírio da al-Qaeda.

Em troca, Moscovo deve limitar os seus ataques aéreos contra alvos selecionados com os Estados Unidos e o regime sírio deve parar de bombardear os rebeldes moderados, de acordo com este documento.

Moscovo e Washington também querem que o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, "intensifique o seu trabalho".

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.