sicnot

Perfil

Mundo

Estados Unidos e Rússia chegam a acordo para salvar cessar-fogo na Síria

Moscovo e Washington chegaram a acordo sobre "medidas concretas" para salvar o cessar-fogo na Síria, disse o chefe da diplomacia norte-americana John Kerry.

(arquivo)

(arquivo)

© Ammar Abdullah / Reuters

Os detalhes do acordo não serão públicos para que o trabalho de ambas as partes continue em favor da paz na Síria, precisou Kerry numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo russo Sergueï Lavrsalvar.

"Quero esclarecer que essas medidas não são baseadas na confiança. Eles definem responsabilidades específicas para todas as partes em conflito devem tomar", adiantou ainda Kerry depois de maratona de negociações que duraram mais de 12 horas.

O objetivo do acordo é "parar com os bombardeamentos indiscriminado de Bashar al-Assad e intensificar nossos esforços contra o ramo sírio da Al Qaeda", explicou, referindo que "cada um sabe exatamente o que tem que fazer".

De acordo com um documento do governo norte-americano divulgado pelo Washington Post, Kerry foi a Moscovo tentar que os dois países trabalhem em conjunto e lutem contra grupo Daesh e a Frente Al-Nusra, o braço sírio da al-Qaeda.

Em troca, Moscovo deve limitar os seus ataques aéreos contra alvos selecionados com os Estados Unidos e o regime sírio deve parar de bombardear os rebeldes moderados, de acordo com este documento.

Moscovo e Washington também querem que o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, "intensifique o seu trabalho".

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.