sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça turco pede população nas ruas e no palácio presidencial

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, pediu à população para que encha as ruas e "salte para os tanques" para deter a tentativa de golpe de Estado no país.

Burhan Ozbilici

Numa mensagem transmitida pela emissora pública TRT o responsável pediu à população para que vá à sede do Estado Maior e ao Palácio Presidencial em Ancara, onde, disse, tinha notícias de que havia feridos por bala.

"Convido as pessoas a saltar sobre os tanques, a irem para as praças de Ancara", disse o responsável pela Justiça.

Bozdag também pediu aos militares para que atuem contra os interesses do país.

O Presidente turco, Recep Erdogan, também pediu esta noite para que a população fosse para a rua, enquanto os militares, que dizem ter tomado o poder, decretaram a lei marcial e o recolher obrigatório.

As imagens transmitidas pelas televisões mostram centenas de pessoas nas ruas, pelo que o recolher obrigatório não está a ser acatado.

Junto do Parlamento, em Ancara, os militares colocaram tanques. Na capital turca também foram ouvidas explosões e tiros.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.