sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça turco pede população nas ruas e no palácio presidencial

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, pediu à população para que encha as ruas e "salte para os tanques" para deter a tentativa de golpe de Estado no país.

Burhan Ozbilici

Numa mensagem transmitida pela emissora pública TRT o responsável pediu à população para que vá à sede do Estado Maior e ao Palácio Presidencial em Ancara, onde, disse, tinha notícias de que havia feridos por bala.

"Convido as pessoas a saltar sobre os tanques, a irem para as praças de Ancara", disse o responsável pela Justiça.

Bozdag também pediu aos militares para que atuem contra os interesses do país.

O Presidente turco, Recep Erdogan, também pediu esta noite para que a população fosse para a rua, enquanto os militares, que dizem ter tomado o poder, decretaram a lei marcial e o recolher obrigatório.

As imagens transmitidas pelas televisões mostram centenas de pessoas nas ruas, pelo que o recolher obrigatório não está a ser acatado.

Junto do Parlamento, em Ancara, os militares colocaram tanques. Na capital turca também foram ouvidas explosões e tiros.

Lusa

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28