sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça turco pede população nas ruas e no palácio presidencial

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, pediu à população para que encha as ruas e "salte para os tanques" para deter a tentativa de golpe de Estado no país.

Burhan Ozbilici

Numa mensagem transmitida pela emissora pública TRT o responsável pediu à população para que vá à sede do Estado Maior e ao Palácio Presidencial em Ancara, onde, disse, tinha notícias de que havia feridos por bala.

"Convido as pessoas a saltar sobre os tanques, a irem para as praças de Ancara", disse o responsável pela Justiça.

Bozdag também pediu aos militares para que atuem contra os interesses do país.

O Presidente turco, Recep Erdogan, também pediu esta noite para que a população fosse para a rua, enquanto os militares, que dizem ter tomado o poder, decretaram a lei marcial e o recolher obrigatório.

As imagens transmitidas pelas televisões mostram centenas de pessoas nas ruas, pelo que o recolher obrigatório não está a ser acatado.

Junto do Parlamento, em Ancara, os militares colocaram tanques. Na capital turca também foram ouvidas explosões e tiros.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.