sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Justiça turco pede população nas ruas e no palácio presidencial

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, pediu à população para que encha as ruas e "salte para os tanques" para deter a tentativa de golpe de Estado no país.

Burhan Ozbilici

Numa mensagem transmitida pela emissora pública TRT o responsável pediu à população para que vá à sede do Estado Maior e ao Palácio Presidencial em Ancara, onde, disse, tinha notícias de que havia feridos por bala.

"Convido as pessoas a saltar sobre os tanques, a irem para as praças de Ancara", disse o responsável pela Justiça.

Bozdag também pediu aos militares para que atuem contra os interesses do país.

O Presidente turco, Recep Erdogan, também pediu esta noite para que a população fosse para a rua, enquanto os militares, que dizem ter tomado o poder, decretaram a lei marcial e o recolher obrigatório.

As imagens transmitidas pelas televisões mostram centenas de pessoas nas ruas, pelo que o recolher obrigatório não está a ser acatado.

Junto do Parlamento, em Ancara, os militares colocaram tanques. Na capital turca também foram ouvidas explosões e tiros.

Lusa

  • "É muito importante que haja um cabal esclarecimento"
    0:37
  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Madeireiros sem emprego após incêndios
    2:57
  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.