sicnot

Perfil

Mundo

EUA suspendem temporariamente ataques aéreos contra o Daesh

O Departamento de Defesa norte-americano suspendeu temporariamente os voos da missão contra o Daesh, a partir da base área de Incirlik, porque o espaço aéreo foi encerrado, adiantaram fontes oficiais citadas pela AFP.

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com fontes do Pentágono, que prestaram declarações à cadeia de notícias norte-americana CNN, ainda não se sabe quando será levantada a interdição sobre o espaço aéreo e se poderão retomar as missões contra as posições do Daesh, que partem da base aérea de Incirlik, junto à fronteira com a Síria.

Os caças norte-americanos estão, para já, proibidos de descolar da base aérea no sul da Turquia, e só foi autorizado um número reduzido de regressos de aviões contra os extremistas do Daesh em missão na Síria e no Iraque.

A base aérea de Incirlik está encerrada por motivos de segurança, não se permitindo a entrada ou a saída de ninguém, na sequência da tentativa de golpe de Estado, que fracassou, na sexta-feira à noite.

A base militar está também sem fornecimento de energia, entretanto cortada.

Com Lusa

  • EUA querem acelerar ofensiva contra o Daesh

    Daesh

    Os ataques mortais em Bagdad reforçam a vontade dos Estados Unidos de "acelerar" a ofensiva contra o grupo extremista Daesh no Iraque e na Síria, mas sem mudar a estratégia da coligação, disse hoje o Pentágono.

  • O golpe de Estado falhado na Turquia
    3:48

    Mundo

    O último balanço do golpe de Estado falhado na Turquia é de 194 mortos (civis e militares), mais de 1.150 feridos e 2.800 detidos. O Presidente Erdogan que já regressou a Ancara diz que a situação está controlada, mas apelou à população para se manter nas ruas. A capital e Istambul, a maior cidade do país, foram os principais palcos da revolta militar. As tropas revoltosas falavam em restaurar a Democracia e a Constituição.

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15