sicnot

Perfil

Mundo

EUA suspendem temporariamente ataques aéreos contra o Daesh

O Departamento de Defesa norte-americano suspendeu temporariamente os voos da missão contra o Daesh, a partir da base área de Incirlik, porque o espaço aéreo foi encerrado, adiantaram fontes oficiais citadas pela AFP.

(Arquivo)

(Arquivo)

De acordo com fontes do Pentágono, que prestaram declarações à cadeia de notícias norte-americana CNN, ainda não se sabe quando será levantada a interdição sobre o espaço aéreo e se poderão retomar as missões contra as posições do Daesh, que partem da base aérea de Incirlik, junto à fronteira com a Síria.

Os caças norte-americanos estão, para já, proibidos de descolar da base aérea no sul da Turquia, e só foi autorizado um número reduzido de regressos de aviões contra os extremistas do Daesh em missão na Síria e no Iraque.

A base aérea de Incirlik está encerrada por motivos de segurança, não se permitindo a entrada ou a saída de ninguém, na sequência da tentativa de golpe de Estado, que fracassou, na sexta-feira à noite.

A base militar está também sem fornecimento de energia, entretanto cortada.

Com Lusa

  • EUA querem acelerar ofensiva contra o Daesh

    Daesh

    Os ataques mortais em Bagdad reforçam a vontade dos Estados Unidos de "acelerar" a ofensiva contra o grupo extremista Daesh no Iraque e na Síria, mas sem mudar a estratégia da coligação, disse hoje o Pentágono.

  • O golpe de Estado falhado na Turquia
    3:48

    Mundo

    O último balanço do golpe de Estado falhado na Turquia é de 194 mortos (civis e militares), mais de 1.150 feridos e 2.800 detidos. O Presidente Erdogan que já regressou a Ancara diz que a situação está controlada, mas apelou à população para se manter nas ruas. A capital e Istambul, a maior cidade do país, foram os principais palcos da revolta militar. As tropas revoltosas falavam em restaurar a Democracia e a Constituição.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28