sicnot

Perfil

Mundo

Irão condena tentativa de golpe na Turquia e apela à estabilidade

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohamad Yavad Zarif, condenou hoje a tentativa de golpe de estado na Turquia e instou à "estabilidade, democracia e segurança" no país vizinho.

CEM TURKEL

"Os golpes de estado não têm lugar na região" e estão condenados "ao fracasso", escreveu o ministro, no Twitter, sublinhando que, neste caso, o resultado se deveu "à corajosa defesa da democracia e do Governo eleito" por parte do povo turco.

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, Alí Shamjaní, disse por seu turno à agência oficial IRNA que as autoridades de Teerão "estão a seguir com preocupação" os acontecimentos na Turquia e indicou que "a instabilidade afetará a segurança e a paz das pessoas" no país vizinho.

A Turquia é o principal destino dos turistas do Irão e um dos seus maiores parceiros comerciais. O Irão é o maior fornecedor de energia da Turquia.

Pelo menos 194 pessoas morreram durante a tentativa de golpe de estado na Turquia posta em marcha na sexta-feira à noite por militares rebeldes.

As autoridades anunciaram já a detenção de mais de 1.500 militares relacionados com a intentona.

Lusa

  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39