sicnot

Perfil

Mundo

Israel expressa respeito pela democracia na Turquia e confiança na reconciliação

Israel expressou hoje o seu respeito pela democracia na Turquia e a sua confiança no processo de reconciliação entre os dois países iniciado no mês passado, depois de seis anos de interrupção nas relações diplomáticas, adiantou a agência EFE.

© Murad Sezer / Reuters

"Israel respeita o processo democrático na Turquia e espera que continue o processo de reconciliação entre a Turquia e Israel", lê-se num comunicado emitido por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Israel e Turquia, outrora aliados estratégicos, suspenderam as suas relações diplomáticas em maio de 2010, depois de as forças armadas israelitas terem morto dez ativistas turcos que navegavam em direção à Faixa de Gaza para desafiar o bloqueio imposto por Israel.

Seis anos depois, os Governo de ambos os países anunciaram, no passado mês de junho, o retomar das suas relações, na sequência de um acordo que, entre outras coisas, inclui o pagamento de compensações às famílias das vítimas.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16