sicnot

Perfil

Mundo

Israel expressa respeito pela democracia na Turquia e confiança na reconciliação

Israel expressou hoje o seu respeito pela democracia na Turquia e a sua confiança no processo de reconciliação entre os dois países iniciado no mês passado, depois de seis anos de interrupção nas relações diplomáticas, adiantou a agência EFE.

© Murad Sezer / Reuters

"Israel respeita o processo democrático na Turquia e espera que continue o processo de reconciliação entre a Turquia e Israel", lê-se num comunicado emitido por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Israel e Turquia, outrora aliados estratégicos, suspenderam as suas relações diplomáticas em maio de 2010, depois de as forças armadas israelitas terem morto dez ativistas turcos que navegavam em direção à Faixa de Gaza para desafiar o bloqueio imposto por Israel.

Seis anos depois, os Governo de ambos os países anunciaram, no passado mês de junho, o retomar das suas relações, na sequência de um acordo que, entre outras coisas, inclui o pagamento de compensações às famílias das vítimas.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.