sicnot

Perfil

Mundo

Israel expressa respeito pela democracia na Turquia e confiança na reconciliação

Israel expressou hoje o seu respeito pela democracia na Turquia e a sua confiança no processo de reconciliação entre os dois países iniciado no mês passado, depois de seis anos de interrupção nas relações diplomáticas, adiantou a agência EFE.

© Murad Sezer / Reuters

"Israel respeita o processo democrático na Turquia e espera que continue o processo de reconciliação entre a Turquia e Israel", lê-se num comunicado emitido por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Israel e Turquia, outrora aliados estratégicos, suspenderam as suas relações diplomáticas em maio de 2010, depois de as forças armadas israelitas terem morto dez ativistas turcos que navegavam em direção à Faixa de Gaza para desafiar o bloqueio imposto por Israel.

Seis anos depois, os Governo de ambos os países anunciaram, no passado mês de junho, o retomar das suas relações, na sequência de um acordo que, entre outras coisas, inclui o pagamento de compensações às famílias das vítimas.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..