sicnot

Perfil

Mundo

Israel expressa respeito pela democracia na Turquia e confiança na reconciliação

Israel expressou hoje o seu respeito pela democracia na Turquia e a sua confiança no processo de reconciliação entre os dois países iniciado no mês passado, depois de seis anos de interrupção nas relações diplomáticas, adiantou a agência EFE.

© Murad Sezer / Reuters

"Israel respeita o processo democrático na Turquia e espera que continue o processo de reconciliação entre a Turquia e Israel", lê-se num comunicado emitido por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Israel e Turquia, outrora aliados estratégicos, suspenderam as suas relações diplomáticas em maio de 2010, depois de as forças armadas israelitas terem morto dez ativistas turcos que navegavam em direção à Faixa de Gaza para desafiar o bloqueio imposto por Israel.

Seis anos depois, os Governo de ambos os países anunciaram, no passado mês de junho, o retomar das suas relações, na sequência de um acordo que, entre outras coisas, inclui o pagamento de compensações às famílias das vítimas.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".

Lusa

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52