sicnot

Perfil

Mundo

Merkel pede que golpistas sejam tratados segundo Estado de direito

A chanceler alemã Angela Merkel condenou hoje a tentativa falhada de golpe de Estado contra o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, mas pediu-lhe que trate os golpistas respeitando as regras do "Estado de direito".

© Stefanie Loos / Reuters

"Em nome de todo o governo, condeno com a maior severidade" a tentativa de derrubar "com violência" o governo eleito da Turquia, indicou a chanceler numa intervenção em Berlin.

Acrescentou que o tratamento dos "responsáveis pelos acontecimentos trágicos podem e não deverão ser tratados senão nos termos das regras do Estado de direito".

"Qualquer mudança política deve produzir-se pela via democrática, não com tanques na rua", afirmou Merkel após regressar da cimeira Ásia-Europa, que decorreu na Mongólia.

Merkel acrescentou que esta é também a opinião "dos parceiros da UE" que participaram naquele encontro e considerou trágico que tantas pessoas tenham pago com a sua vida a intentona golpista.

"Desejo ao povo turco que, após as horas traumáticas vividas, volte depressa à calma e supere as divisões", disse a chefe do governo alemão.

Merkel exprimiu solidariedade com "todas as forças democráticas, no governo e na oposição", disse que a "Alemanha está do lado dos que defendem a democracia" e recordou que deve respeitar-se a vontade do povo, expressa através do voto.

Recordou os vínculos especiais que unem o seu país à Turquia, tanto pela sua condição de parceiros na NATO como pelo facto de viverem na Alemanha "milhões de concidadãos com raízes turcas", mais concretamente 3,5 milhões, a maior comunidade de origem estrangeira no país.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..