sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento turco realiza primeira sessão depois da tentativa de golpe de Estado

O parlamento turco realizou este sábado a primeira sessão plenária, depois da tentativa de golpe de Estado no país. O edifício do Parlamento em Ancara chegou a ser bombardeado pela aviação turca e ficou parcialmente danificado, mas já foi palco da sessão onde os deputados dos quatro partidos cumpriram um minuto de silêncio pelas vítimas.

O chefe do Estado Maior do Exército turco, que chegou a ser feito refém pelos golpistas durante várias horas esta madrugada, marcou presença. Já o presidente Erdogan esteve ausente.

Ainda assim, segundo a agência Lusa, o primeiro-ministro turco felicitou os deputados que permaneceram no parlamento durante o golpe militar e disse que se tornaram num exemplo para os parlamentos e as democracias do mundo.

Numa demonstração de união sem precedentes, os quatro principais partidos políticos da Turquia condenaram a tentativa de golpe militar num comunicado conjunto.

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.