sicnot

Perfil

Mundo

Trump exprime simpatia por França e Turquia

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, exprimiu este sábado a sua simpatia pela França, após o atentado em Nice, e pela Turquia, confrontada com uma tentativa de golpe de Estado militar.

© Jonathan Drake / Reuters

"Quero exprimir o meu apoio firme aos franceses e lamento a sua perda, tal como a nação" francesa, declarou Trump, no início da apresentação oficial do seu vice-presidente, Mike Pence.

"E a Turquia, principalmente os amigos na Turquia, boas pessoas, formidáveis. (...) Muita angústia na noite passada. Mas podemos acreditar que tudo se vai resolver", acrescentou Trump.

O candidato republicano acusou a sua rival democrata na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton, de ter causado a Obama uma "queda horrível" no Médio Oriente.

"O Médio Oriente está hoje mais instável que nunca. Nunca esteve tão mal. Sem controlo", disse.

"Vimos horrores indescritíveis. (...) E isto vai acontecer cada vez mais e nunca mais vai parar. (...) Precisamos de força, precisamos de lei e de ordem", acrescentou.

A convenção republicana que deverá apontar oficialmente Donald Trump como candidato republicano começará na segunda-feira em Cleveland (Ohio).

Após semanas de especulação sobre a identidade do seu futuro vice-presidente, Trump anunciou que será o ultraconservador Mike Pence, governador do Indiana.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.