sicnot

Perfil

Mundo

Trump exprime simpatia por França e Turquia

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, exprimiu este sábado a sua simpatia pela França, após o atentado em Nice, e pela Turquia, confrontada com uma tentativa de golpe de Estado militar.

© Jonathan Drake / Reuters

"Quero exprimir o meu apoio firme aos franceses e lamento a sua perda, tal como a nação" francesa, declarou Trump, no início da apresentação oficial do seu vice-presidente, Mike Pence.

"E a Turquia, principalmente os amigos na Turquia, boas pessoas, formidáveis. (...) Muita angústia na noite passada. Mas podemos acreditar que tudo se vai resolver", acrescentou Trump.

O candidato republicano acusou a sua rival democrata na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton, de ter causado a Obama uma "queda horrível" no Médio Oriente.

"O Médio Oriente está hoje mais instável que nunca. Nunca esteve tão mal. Sem controlo", disse.

"Vimos horrores indescritíveis. (...) E isto vai acontecer cada vez mais e nunca mais vai parar. (...) Precisamos de força, precisamos de lei e de ordem", acrescentou.

A convenção republicana que deverá apontar oficialmente Donald Trump como candidato republicano começará na segunda-feira em Cleveland (Ohio).

Após semanas de especulação sobre a identidade do seu futuro vice-presidente, Trump anunciou que será o ultraconservador Mike Pence, governador do Indiana.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC