sicnot

Perfil

Mundo

UE condena tentativa de golpe de Estado na Turquia

A representante europeia para a política externa, Federica Mogherini, e o comissário europeu Johannes Hahn condenaram a tentativa de golpe de Estado na Turquia e reafirmaram o seu apoio às instituições democráticas do país.

© Stringer . / Reuters

"Condenamos a tentativa de golpe de Estado na Turquia e reiteramos o nosso total apoio às instituições democráticas do país", afirmam os dois representantes comunitários num comunicado conjunto, emitido hoje, citado pela agência espanhola Efe.

A Alta Representante da UE para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, o Comissário para o Alargamento e a Política Europeia de Vizinhança, Johannes Hahn, têm estado em contacto com as autoridades turcas e a acompanhar o desenvolvimento dos acontecimentos no país.

"Pedimos o fim do recurso à violência e que a polícia e as forças de segurança" mantenham a moderação e sentido de responsabilidade para evitar mais vítimas, afirmam Mogherini e Hahn, sustentando que "as tensões sociais só podem ser revolvidas através de um processo democrático".

Os dois responsáveis comunitários apelam a um "rápido regresso à ordem constitucional na Turquia, com os seus limites e equilíbrios e sublinham a importância de "o Estado de direito" e as "liberdades fundamentais" prevalecerem.

"A União Europeia mantém a sua solidariedade com a Turquia e com o povo turco", concluem.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.