sicnot

Perfil

Mundo

Militares que fugiram para a Grécia acusados de entrada ilegal no país

Os militares turcos que aterraram num helicóptero na Grécia e ali pediram asilo político depois do golpe de Estado falhado na Turquia foram acusados de entrada ilegal no país e violação do espaço aéreo, anunciou hoje o advogado.

Dois dos oito militares turcos que fugiram para a Grécia após o golpe de Estado falhado na Turquia

Dois dos oito militares turcos que fugiram para a Grécia após o golpe de Estado falhado na Turquia

© Intime Intime / Reuters

Os oito militares que pediram asilo político à Grécia chegaram a solo grego no sábado, depois de enviar um pedido de ajuda às autoridades aeroportuárias de Alexandrópolis, no norte do país.

Os militares são acusados de entrada ilegal no país, adiantou hoje a sua advogada, Ilia Marinaki, citado pela AFP, e devem comparecer em tribunal na segunda-feira.

A advogada acrescentou que os militares continuam detidos e ainda não puderam juntar-se às suas famílias.

Os requerentes de asilo, entre os quais dois comandantes, insistem que não participaram na tentativa de golpe de Estado e que fugiram para a vizinha Grécia "quando os polícias começaram a matá-los".

A advogada disse que os militares -- todos casados e na casa dos quarenta anos -- estavam receosos pelas suas vidas e pela vida dos seus familiares.

A Turquia pediu a extradição dos oito militares revoltosos e o Governo grego anunciou que analisaria o pedido de asilo apresentado pelos militares turcos.

De acordo com fontes governamentais gregas, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, falou por telefone no sábado à noite com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Erdogan agradeceu a Tsipras a posição tomada perante a tentativa de golpe falhada, que, de acordo com fontes do Governo grego, exprimiu ao início de sábado o seu apoio ao Governo turco "democraticamente eleito".

De acordo com a agência de notícias grega Ana, Tsipras disse a Erdogan que o procedimento para os requerentes de asilo seria rápido, mas de acordo com o direito internacional e os direitos humanos.

Fontes próximas do executivo grego, citadas pela AFP, estimaram que o processo de pedido de asilo possa demorar duas semanas.

O helicóptero turco usado pelos militares na fuga para a Grécia foi recuperado esta manhã pela Força Aérea turca.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.