sicnot

Perfil

Mundo

Militares que fugiram para a Grécia acusados de entrada ilegal no país

Os militares turcos que aterraram num helicóptero na Grécia e ali pediram asilo político depois do golpe de Estado falhado na Turquia foram acusados de entrada ilegal no país e violação do espaço aéreo, anunciou hoje o advogado.

Dois dos oito militares turcos que fugiram para a Grécia após o golpe de Estado falhado na Turquia

Dois dos oito militares turcos que fugiram para a Grécia após o golpe de Estado falhado na Turquia

© Intime Intime / Reuters

Os oito militares que pediram asilo político à Grécia chegaram a solo grego no sábado, depois de enviar um pedido de ajuda às autoridades aeroportuárias de Alexandrópolis, no norte do país.

Os militares são acusados de entrada ilegal no país, adiantou hoje a sua advogada, Ilia Marinaki, citado pela AFP, e devem comparecer em tribunal na segunda-feira.

A advogada acrescentou que os militares continuam detidos e ainda não puderam juntar-se às suas famílias.

Os requerentes de asilo, entre os quais dois comandantes, insistem que não participaram na tentativa de golpe de Estado e que fugiram para a vizinha Grécia "quando os polícias começaram a matá-los".

A advogada disse que os militares -- todos casados e na casa dos quarenta anos -- estavam receosos pelas suas vidas e pela vida dos seus familiares.

A Turquia pediu a extradição dos oito militares revoltosos e o Governo grego anunciou que analisaria o pedido de asilo apresentado pelos militares turcos.

De acordo com fontes governamentais gregas, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, falou por telefone no sábado à noite com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Erdogan agradeceu a Tsipras a posição tomada perante a tentativa de golpe falhada, que, de acordo com fontes do Governo grego, exprimiu ao início de sábado o seu apoio ao Governo turco "democraticamente eleito".

De acordo com a agência de notícias grega Ana, Tsipras disse a Erdogan que o procedimento para os requerentes de asilo seria rápido, mas de acordo com o direito internacional e os direitos humanos.

Fontes próximas do executivo grego, citadas pela AFP, estimaram que o processo de pedido de asilo possa demorar duas semanas.

O helicóptero turco usado pelos militares na fuga para a Grécia foi recuperado esta manhã pela Força Aérea turca.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.