sicnot

Perfil

Mundo

Amazónia pode ser palco este ano da pior época de incêndios desde 2002

A Amazónia enfrenta a pior seca desde 2002, devido ao El Niño que se formou no ano passado. O alerta é da NASA, que prevê a pior época de incêndios na floresta.

reuters

A previsão é do Goddard Space Flight Center, da NASA.

O El Niño altera o padrão da chuvas,o que tornou o tempo mais seco na Amazónia. Mais secas, as árvores ficam mais vulneráveis ao fogo.

Segundo a previsão da NASA, o risco de incêndio excede este ano o do período entre 2005 e 2010 - a última vez que a Amazónia foi assolada pela seca severa e por fogos florestais. De acordo com dados de satélite, o início de 2016 foi o período mais seco desde 2002 na região.

O risco de incêndios é maior que 90% nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Rondonia.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.