sicnot

Perfil

Mundo

Autor do ataque na Alemanha tinha 17 anos e era afegão

Karl-Josef Hildenbrand

​O autor do ataque com um machado, hoje à noite contra os passageiros que viajavam num comboio regional na Alemanha, é afegão e tem 17 anos, disse o ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann.

"O autor é um jovem de 17 anos afegão", que residia na localidade de Ochsenfurt, perto de Wurzburgo no sul da Alemanha, disse o ministro.

O jovem, que feriu quatro pessoas, três das quais em estado grave, foi morto pela polícia quando tentava abandonar o comboio, confirmaram as forças de segurança.

O ministro explicou também que o jovem estava na Alemanha sem a família e que era um requerente de asilo. Um porta-voz do Ministério do Interior da Baviera disse que o agressor gritou "Deus é grande" durante o ataque e que, por essa razão, supõem-se que ter-se-á tratado de um "ataque islâmico".

Com Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Estado de calamidade pública em vigor até domingo
    3:40

    País

    Desde ontem que está em vigor o estado de calamidade pública por causa dos incêndios. Todos os distritos do pais, excepto três, estão em alerta vermelho. Centenas de militares do Exército, Força Aérea, Marinha e GNR estão espalhados pelo país em missões de dissuasão e patrulha das florestas.

  • Telemóveis pessoais foram alternativa ao SIRESP no Sardoal
    1:20

    País

    O presidente da Câmara Municipal do Sardoal disse hoje que a rede SIRESP voltou a falhar durante os últimos cinco dias. Miguel Borges acrescentou que os operacionais no terreno recorreram várias vezes aos seus telemóveis particulares para comunicar.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22