sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 7500 pessoas detidas depois da tentativa de golpe de Estado na Turquia

Mais de 7 mil e 500 pessoas foram detidas, na Turquia, depois da tentativa de golpe de Estado, da passada sexta-feira. O número foi avançado esta manhã pelo primeiro-ministro turco, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, em Ancara.

© Murad Sezer / Reuters

O governante revelou que, entre os detidos, há mais de 6 mil militares, cerca de 750 magistrados e uma centena de elementos da polícia. Foram também emitidos cerca de 3 mil mandados de captura contra juizes, magistrados e procuradores.

A agência noticiosa pró-governamental Anadolu avança ainda que quase 9 mil funcionários do Ministério do Interior foram despedidos, a maioria elementos das forças policiais. O Presidente turco decidiu também afastar um governador provincial e 29 municipais.

Os despedimentos surgem no quadro de uma vasta purga do aparelho do Estado desencadeada por Erdogan. Atinge pessoas suspeitas de terem ligações a Fethullah Gulen, um clérigo turco exilado nos Estados Unidos.

Acusado por Erdogan de ter promovido a tentativa de golpe de Estado, Gulen já negou qualquer envolvimento e insinuou que pode ter sido o próprio Presidente turco a organizar o golpe.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.