sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de turcos manifestam apoio a Erdogan

Milhares de pessoas reuniram-se ontem em Istambul e Ancara para prestar apoio ao presidente turco, na sequência do golpe de estado falhado de sexta-feira. Três dias depois da tentativa de golpe, as autoridades turcas apelaram à população para ficar mobilizada, enquanto multiplicaram as prisões entre os membros do exército e da justiça.

© Baz Ratner / Reuters

As manifestações concentraram-se na praça Taksim, em Istambul, e na praça Kizilay, em Ancara, onde era esperada a presença de Erdogan, que acabou por não aparecer.

"Durante o dia vamos trabalhar. À noite, depois do trabalho, continuamos a nossa vigília nos locais públicos", disse o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, perante a multidão na capital.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o Presidente, Recep Erdogan, e Governo recuperaram o controlo do país no sábado.

O último balanço do Governo turco aponta para 290 mortos entre revoltosos (100) e civis e forças leais a Erdogan (190), mais de 1.400 feridos, cerca de 6.000 detidos e cerca de 3.000 mandados de prisão emitidos contra juízes e procuradores.

Com Lusa

  • Erdogan lança purga na justiça e no exército
    2:16

    Mundo

    O golpe de estado falhado, na Turquia, está a legitimar uma purga nas forças armadas e na justiça. A pretexto da segurança nacional, Erdogan já mandou prender seis mil pessoas. Esta tarde, durante os funerais de seis das vítimas da rebelião, o presidente turco voltou a falar da reintrodução da pena de morte.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.