sicnot

Perfil

Mundo

NASA envia sequenciador de ADN para o espaço

A NASA enviou um sequenciador de ADN para a Estação Espacial Internacional. O objetivo é ajudar os astronautas a monitorizar a sua saúde.

NASA

De pequenas dimensões e desenvolvido pela empresa britânica Oxford Nanopore Technologies, o aparelho deverá melhorar a monitorização ambiental dos micróbios, a fim de identificar as potenciais causas de doenças e saber mais sobre a saúde dos astronautas.

O novo dispositivo representa o estágio mais avançado da tecnologia de sequenciadores.

O ano passado, a microbióloga da NASA Sarah Castro dizia, sobre o projeto:

"Atualmente, não há a bordo da Estação Espacial Internacional qualquer método em tempo real para identificar micróbios, diagnosticar doenças infecciosas e recolher informação genética da tripulação".

O aparelho mede 9,5 cm e pesa 120 gramas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.