sicnot

Perfil

Mundo

NASA envia sequenciador de ADN para o espaço

A NASA enviou um sequenciador de ADN para a Estação Espacial Internacional. O objetivo é ajudar os astronautas a monitorizar a sua saúde.

NASA

De pequenas dimensões e desenvolvido pela empresa britânica Oxford Nanopore Technologies, o aparelho deverá melhorar a monitorização ambiental dos micróbios, a fim de identificar as potenciais causas de doenças e saber mais sobre a saúde dos astronautas.

O novo dispositivo representa o estágio mais avançado da tecnologia de sequenciadores.

O ano passado, a microbióloga da NASA Sarah Castro dizia, sobre o projeto:

"Atualmente, não há a bordo da Estação Espacial Internacional qualquer método em tempo real para identificar micróbios, diagnosticar doenças infecciosas e recolher informação genética da tripulação".

O aparelho mede 9,5 cm e pesa 120 gramas.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.